Viva + e Prefeitura promovem programação inclusiva na Expô Araçatuba

Publicado em 14 de Setembro de 2023 às 17:07 Viva + e Prefeitura promovem programação inclusiva na Expô Araçatuba

Parque de diversões será adaptado para acolher crianças com espectro autista e prova dos Três Tambores terá competição entre paratletas

Com o objetivo de proporcionar uma experiência acolhedora para seus visitantes, a Viva + Entretenimento e Siran - Sindicato Rural da Alta Noroeste, em parceria com a Prefeitura de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Educação, preparou uma programação especial e inclusiva para o último final de semana da Expô Araçatuba 2023.

No sábado, dia 16 de setembro, das 14h às 16h, o parque de diversões da Expô Araçatuba será transformado em um espaço tranquilo e amigável para crianças com espectro autista e pessoas com deficiência (PCD). Os brinquedos com alto nível de ruído não estarão em funcionamento e o som da festa será desligado. Isso garantirá um ambiente mais calmo e confortável para todos os visitantes, especialmente para aqueles que são sensíveis ao barulho.

Além disso, como parte do compromisso com a inclusão, todas as crianças com espectro autista e PCD terão acesso gratuito aos brinquedos do parque de diversões durante essas duas horas. A proposta de tornar o evento inclusivo partiu da empresa organizadora em um encontro com a prefeita em exercício, Edna Flor, e a secretária de Educação, Silvana de Sousa e Souza. Para Edna, é imprescindível que a Expô 2023 seja também uma festa de inclusão. “Na nossa administração, temos como prioridade cuidar das crianças e temos várias iniciativas que comprovam isso. Na Expô, graças à parceria com a Viva+ e Siran, a atenção à infância também acontece. A Expô 2023 tem provado que é uma festa acolhedora, inclusiva e que dá atenção às crianças autistas e pessoas com algum tipo de deficiência, com carinho e respeito”, reforça.

Para Silvana, essa parceria é muito positiva. “A garantia da igualdade de oportunidades passa pelo princípio da equidade, onde para atender a todos é preciso pensar em cada um e, com essa ação, as crianças com transtorno do espectro autista ou outras deficiências terão as condições adequadas para que possam se divertir”.

Já no domingo, dia 17 de setembro, a partir das 9h, a Expô Araçatuba 2023 se transformará em palco de uma emocionante disputa: a prova dos Três Tambores, com crianças e adultos paratletas.

Com entrada gratuita, o evento inclusivo será a partir das 9h, na Arena Valtra Agro, ambiente com cobertura e arquibancada montado no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado.