As crianças das escolas do campo da Rede Municipal de Ensino de Araçatuba terão acesso a ações de educação ambiental, bem-estar animal, saúde e sustentabilidade. O benefício é fruto de parceria institucional firmada entre a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus Araçatuba, publicada no Diário Oficial do município no último sábado (20).
A cooperação envolve o curso de Medicina Veterinária da Unesp. Além das ações voltadas à saúde e ao meio ambiente, a parceria prevê o desenvolvimento de projetos de ensino e pesquisa, realização de estágios supervisionados, palestras, oficinas e atividades pedagógicas complementares — tudo com foco no fortalecimento das políticas públicas educacionais e na melhoria da aprendizagem dos estudantes.
INTERCÂMBIO DE CONHECIMENTOS
A iniciativa também abre espaço para o intercâmbio de conhecimentos técnicos, científicos e metodológicos entre profissionais das duas instituições, aproximando a universidade pública do cotidiano das escolas municipais.
Para a secretária municipal de Educação, Ana Paula Braga, a parceria representa um avanço concreto na qualidade do ensino oferecido às crianças da rede municipal.
"Aproximar a universidade das nossas escolas é uma forma de garantir que os alunos tenham acesso a experiências e conhecimentos que vão muito além da sala de aula. Quando falamos em educação ambiental, saúde e bem-estar animal, estamos formando cidadãos mais conscientes e preparados para o mundo", destacou ela.