A nova temporada do projeto Saúde no Campo, realizado pela UBS (Unidade Básica de Saúde) do Bairro Taveira, teve início na última terça-feira (5), no Assentamento Araçá.
A ação é realizada a cada seis meses em quatro assentamentos da zona rural de Araçatuba. O objetivo é ampliar a cobertura de atendimentos e fortalecer o vínculo com a população residente em áreas rurais.
Somente nessa data, foram realizadas 57 consultas com a médica Angélica Cristina de Oliveira Ramos. Além dos atendimentos, foram feitas seis coletas de exames preventivos, três solicitações de mamografia, dez avaliações bucais, quatro coletas de escarro e testes rápidos para sífilis, hepatite B e C, e HIV. No total, a equipe realizou 78 testes rápidos. Os pacientes também receberam orientações farmacêuticas.
A coordenadora da UBS Taveira, Vivian Hara, destacou que essa edição surpreendeu pelo alcance. “Foi muito gratificante e produtivo; conseguimos ultrapassar o esperado dos atendimentos, pois a adesão da população foi além da expectativa”, afirmou.
VANTAGENS
Eliana da Silva de Oliveira, moradora do assentamento há 17 anos, é atendida no projeto desde o começo. Ela destaca que nesse período, a iniciativa, que antes era mais focada em troca de receitas, evoluiu e trouxe ainda mais vantagens às pessoas dos assentamentos.
“O projeto é de suma importância, pois está próximo das nossas casas. Antes, trocava só receita, agora colhe preventivo, faz exame de tuberculose; o dentista examina e, se precisar, agenda consulta na UBS. Eu tenho pressão alta, então, eles aferem e trocam a minha receita. Trago minha mãe, de 82 anos, para trocar receita, medir o destro, e meu marido também”, diz Eliana.
O próximo atendimento ocorrerá no dia 12 de agosto, no Assentamento Hugo Erédia; em 19 de agosto, no Condomínio Córrego Azul; e em 26 de agosto, no Assentamento Chico Mendes.
SOBRE A ZATTI SAÚDE
A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua no gerenciamento de serviços essenciais de atendimento à população, em conjunto com a Prefeitura de Araçatuba.
O convênio com a Administração Municipal foi firmado neste ano, com o objetivo de prestar serviços na Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e na Atenção Primária em Saúde (APS).