A Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba promove de 5 a 27 de agosto as “Trilhas do Patrimônio Cultural”, um conjunto de ações de valorização do patrimônio histórico e cultural, tendo como palcos o Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues e a Biblioteca Municipal Rubens do Amaral.
A programação inclui apresentações gratuitas de catira e moda de viola, contação de histórias, além de atividades educativas, como bate-papos, palestras, exibição de documentário e exposição.
O evento é realizado em celebração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural (17 de agosto).
BATE-PAPO
A sequência da programação, que iniciou com a Jornada do Patrimônio, terá bate-papo com o professor de História, mestre e doutor em Geografia, César Gomes da Silva, que ministra a palestra “A importância da memória pecuarista para Araçatuba”. Será nesta terça-feira (5), às 19h, no Museu Ferroviário.
No domingo (10), o “Domingo no Museu” será especial, com a apresentação de catira do projeto Folclorear, do Centro de Tradições Culturais, além de moda de viola com Du Viola e Felipe Violeiro. O evento também será realizado no Museu Ferroviário, das 9h às 11h.
EXPOSIÇÕES
A partir do dia 11, a exposição “Tradições do Folclore” estará aberta à visitação do público na Biblioteca Municipal, que receberá ainda no dia 12, a partir das 19h, a exibição de documentário sobre a memória indígena em Araçatuba e o bate-papo “Trilhos do Progresso e Raízes Ancestrais”.
Até o dia 23 de agosto, o público poderá conferir no Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues a exposição fotográfica “Faces da Ferrovia”, que homenageia os ferroviários vivos. Composta por mais de 30 imagens, a mostra traz retratos expressivos dos rostos desses trabalhadores.
VISITA TÉCNICA
O CultSP Pro, programa do Governo de São Paulo, realizará no dia 19 de agosto, a partir das 14h30, uma palestra no Museu Ferroviário, seguida de uma visita técnica no Cemitério da Saudade, com a historiadora da imagem, da arte e da cultura, Vanessa Bortulucce.
Outro destaque da programação é a apresentação do Guia Histórico e Cultural de Araçatuba, uma realização da historiadora, professora e doutora em Ciência Política, Angela Inês Liberatti. Será no dia 21 de agosto, no auditório da Fundação Educacional Araçatuba (FEA).
TARDE ENCANTADA
A programação das Trilhas do Patrimônio Cultural terá ainda mais uma edição do projeto Tarde Encantada. Será no dia 23 de agosto, a partir das 16h, na Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, com contação de histórias com o tema Folclore para o público.
Confira a programação completa das Trilhas do Patrimônio Cultural:
BATE-PAPO: A importância da memória pecuarista para Araçatuba
Gratuito
Classificação: Livre
Data: 5 de agosto
Horário: das 19h às 20h
Local: Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues
Informações: com César Gomes da Silva - licenciado em História, mestre e doutor em Geografia
DOMINGO NO MUSEU
Gratuito
Classificação: Livre
Data: 10 de agosto
Horário: das 9h às 11h
Local: Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues
Informações: com apresentação de catira e projeto Folclorear e moda de viola
EXPOSIÇÃO: Tradições do Folclore
Gratuito
Classificação: Livre
Data: 11 a 27 de agosto
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; aos sábados, das 13h às 17h
Local: Biblioteca Municipal Rubens do Amaral
DOCUMENTÁRIO: Relatos da Terra – a memória indígena em Araçatuba
Gratuito
Classificação: Livre
Data: 12 de agosto
Horário: das 19h às 19h45
Local: Biblioteca Municipal Rubens do Amaral
BATE-PAPO: Trilhos do Progresso e Raízes Ancestrais
Gratuito
Classificação: Livre
Data: 12 de agosto
Horário: das 20h às 21h
Local: Biblioteca Municipal Rubens do Amaral
Informações: com a Comissão Etno Birigui
PALESTRA: Patrimônio Cemiterial – aspectos históricos e artísticos
Gratuito
Classificação: Livre
Data: 19 de agosto
Horário: das 14h30 às 16h
Local: Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues
Informações: com Vanessa Bortulucce - historiadora da imagem, da arte e da cultura
VISITA TÉCNICA: Patrimônio Material e Imaterial no Cemitério da Saudade
Gratuito
Classificação: Livre
Data: 19 de agosto
Horário: das 16h30 às 17h30
Local: Cemitério da Saudade
Informações: com Vanessa Bortulucce - historiadora da imagem, da arte e da cultura
GUIA HISTÓRICO E CULTURAL DE ARAÇATUBA
Gratuito
Classificação: Livre
Data: 21 de agosto
Horário: das 19h às 20h30
Local: Fundação Educacional Araçatuba (FEA)
Informações: com Angela Inês Liberatti – historiadora, professora e doutora em Ciência Política
TARDE ENCANTADA
Gratuito
Classificação: Livre
Data: 23 de agosto
Horário: das 16h às 17h
Local: Biblioteca Municipal Rubens do Amaral
Informações: contação de história com o tema do Folclore
EXPOSIÇÃO: Faces da Ferrovia
Gratuito
Data: até 23 de agosto
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; aos sábados, das 9h às 17h
Local: Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues
Informações: exposição de fotos dos ex-ferroviários da NOB Araçatuba