A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba iniciou, nesta terça-feira (29), a vacinação de crianças da rede municipal de ensino no próprio ambiente escolar. A primeira unidade visitada foi a Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Mariazinha Sanches de Oliveira Costa Miloch, no Bairro Ipanema.
Dos 250 alunos da instituição, 120 tiveram a carteirinha analisada após os pais enviarem o documento à escola. Deste total, 30 receberam a dose contra gripe, única vacina pendente. A imunização foi realizada por uma equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dona Amélia.
PRIMEIRO
O primeiro aluno a ser imunizado foi Jefter Gabriel de Moura Lima, de 5 anos. A mãe dele, Ana Vitória Lima da Silva, aprovou a iniciativa. “Trazer a vacina até a escola é bom, por causa da nossa correria diária. Mas sempre busco levar meu filho no posto de saúde para manter as vacinas em dia”, afirmou.
Caique Henrique Silva Jundi, de 4 anos, era o próximo da fila para ser vacinado na instituição. Ele estava acompanhado do avô Paulo Roberto da Silva, que também aprovou a ação. “Às vezes, uma dose passa despercebida, então essa ação é fundamental para manter a vacinação do meu neto em dia”, disse.
INTENSIFICAÇÃO
A iniciativa integra a Semana de Intensificação da Vacinação nas Escolas, do Governo de São Paulo, cuja meta é ampliar as coberturas vacinais e prevenir doenças imunopreveníveis. Serão aplicados imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação (CNV), respeitando a situação vacinal de cada criança.
Nesta quarta-feira (30), a vacinação será realizada nas Emebs Prof. Luiz Aparecido Bertolucci e Profª Ana Maria Neri Landre. Conforme a Secretaria de Saúde, a imunização só acontece com a autorização e na presença dos pais ou um responsável legal.
PROTEÇÃO
A diretora do Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Priscila Cestaro, ressalta que a mobilização visa proteger as crianças de doenças imunopreveníveis. “O objetivo é resgatar as crianças com doses em atraso e protegê-las das doenças que podem ser evitadas através da vacinação”, frisou.
Além disso, a intenção é aumentar a cobertura vacinal no município. “Infelizmente, a cobertura de algumas vacinas, que deveriam estar acima de 95%, está baixa. Por exemplo, a da febre amarela que está em 76%, e do sarampo que está em 89%”, lembrou Priscila.
Dentre as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação que poderão ser aplicadas nos alunos estão incluídas a febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), meningocócica, ACWY, HPV, dengue, gripe, entre outras.
Priscila reforça que os pais que identificarem alguma pendência também podem procurar um posto de saúde mais próximo para colocar a carteirinha em dia. “A vacinação é o único meio disponível para proteger nossas crianças. As vacinas são seguras e apresentam uma excelente eficácia”, finalizou.