Público já pode votar em candidatos ao Prêmio Carolina Maria de Jesus

Publicado em 28 de Novembro de 2023 às 08:11 Público já pode votar em candidatos ao Prêmio Carolina Maria de Jesus

Está aberta a fase de votação do público para escolha dos vencedores do Prêmio Carolina Maria de Jesus 2023. Neste ano, os três mais votados receberão troféu de primeiro, segundo e terceiro lugar. A votação acontece por meio de formulário eletrônico através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfpjElqLRJyVff1QcGnotwh1IniUO2ixf1UbwmMpzDKmYHn1g/viewform .

O Prêmio Carolina Maria de Jesus foi instituído pela Resolução nº 2.042, de autoria do vereador Wesley da Dialogue. Doze projetos concorrem à premiação neste ano, conheça os finalistas: Segregados - a mudança começa agora, projeto e apresentação de dança com a temática de combate ao racismo e tem como responsável Fernanda Colli; “E eu, sou negra?” As vicissitudes da construção da identidade racial de adolescentes negras em Araçatuba, pesquisa realizada pela Psicóloga Erislaynne Maria com adolescentes de escolas públicas; Trilha Educação Antirracista, realizada pela Diretoria de Ensino de Araçatuba com as Salas de Leitura das escolas estaduais; Batalha da Caveira, movimento cultural que valoriza a cultura preta através da rima e tem como responsável Lucas Lopes; Quilombo Centro Cultural, espaço de cultura preta localizado na periferia que tem como responsável Mycke Tribes; Conhecendo as Estrelas Negras, realizado por Arnon Gomes com alunos dos ensinos fundamental e médio são levados a ler biografias de negros e negras que fizeram história; Grupo Negrici, que tem como responsável Helder Nikito que leva ao público o formato de roda de samba tocando sambas populares, dando ênfase à clássicos que valorizam o povo e a cultura preta; Bia Martins Trancista, que promove a cultura preta través de bate papos, trabalhos manuais, artesanais afros, trabalha com a autoestima preta; Festival Machadolengo - Festival de Mamulengos; realizado por Marza de Souza que confeccionou com estudantes mamulengos com reciclados e apresentou a peça de teatro em diversos lugares; Rasta Roots, realizado por Gabriela Silva que celebra a beleza e a diversidade capilar negra, promovendo uma aceitação mais ampla da identidade afrodescendente; Pobre Loko, do jovem Barbeiro preto e artista Luis Gustavo, promovendo a autoestima da população preta através dos cortes estilizados e pigmentados; SENAC Araçatuba, através dos docentes Ana Paula e Jonathan Brasil que promoveram atividades formativas e de reflexão relacionadas ao combate ao racismo em todas as esferas sociais.

É possível conhecer mais sobre as ações realizadas no formulário de votação. O Prêmio Carolina Maria de Jesus tem o intuito de dar visibilidade e valorizar, pessoas físicas e jurídicas, grupos, ações e projetos que desempenhem trabalho na busca por uma sociedade mais justa e igualitária, combatendo as estruturas que colocam esses grupos de minoria política e econômica em uma zona de invisibilidade social. “O aumento da participação na inscrição de ações e projetos realizados no último ano que combatem o racismo mostra a importância deste prêmio, que fomenta a produção destas ferramentas antirracistas em Araçatuba. Essa é uma das mais importantes políticas que criamos na cidade, trazendo visibilidade às personalidades que atuam pelo combate ao racismo e pela igualdade. Por muito tempo a consciência negra serviu apenas para lamentarmos o triste período de escravidão no Brasil, que deixa marcas na sociedade até hoje, e relembrar é importante, porém precisamos ressignificar essa data e celebrar o povo preto, sua cultura e contribuição na construção da sociedade. Estamos ansiosos e animados para a sessão solene que deve homenagear todas as ações realizadas e entregar os troféus aos vencedores de 2023.” afirma o vereador Wesley da Dialogue, autor da honraria.

De acordo com a resolução, o prêmio será outorgado anualmente à pessoa ou entidade que se destacar por sua atuação em defesa dos direitos dos negros e negras e combate ao racismo e a fase final de escolha dos homenageados será definida por votação popular. A votação do público se encerra no dia 4 de dezembro, às 12h. A divulgação dos vencedores ocorrerá em cerimônia no dia 7 de dezembro, a partir das 19h, na Câmara Municipal.