O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Umuarama de Araçatuba recebeu, nessa terça (22) e quarta-feira (23), a primeira oficina gratuita do projeto Bambuarte. A iniciativa visa a formação cultural, a sustentabilidade por meio do trabalho artesanal em bambu e a inserção produtiva feminina.
Ao todo, 30 mulheres atendidas pela unidade participaram da oficina e aprenderam técnicas para confeccionar cachepôs e bandejas decorativas a partir do bambu. A atividade foi orientada pelo mestre artesão José Pedro Góis, mais conhecido como Seu Zé do Bambu.
A aposentada Severina Ferreira Domingues, 66 anos, moradora do Bairro Alvorada, aprovou a iniciativa. “Foi muito gratificante e prazeroso ter participado desta oficina, porque podemos gerar mais um pouquinho de renda. Nunca é tarde para aprender algo novo”, comentou.
GERAÇÃO DE RENDA
A produtora cultural do Bambuarte, Kelly Oliveira, explicou que o projeto tem como proposta unir o saber tradicional, despertar a criatividade das participantes, fortalecer vínculos comunitários, e promover a autonomia e a geração de renda por meio do artesanato, gerando transformação social.
“Além disso, o projeto reconheceu a realidade das participantes e ofereceu uma área kids com monitoria de acessibilidade, onde as crianças puderam interagir e se divertir com livros, pintura e contação de histórias enquanto as mães aprenderam e trocaram saberes na oficina”, afirmou.
OUTRAS AÇÕES
No dia 30 de julho acontecerá uma roda de conversa com a advogada Gabriela Reis, que abordará os direitos das mulheres. O objetivo é estimular o empoderamento feminino e a consciência sobre direitos sociais e econômicos. Será a partir das 9h, no Cras Umuarama, para as participantes da oficina.
Kelly adiantou que a oficina será levada para outra unidade do Cras em agosto, ampliando o alcance e o impacto social da iniciativa. Além das aulas presenciais, o projeto oferece às mulheres videoaulas gravadas, de forma acessível, e rodas de conversa.
As ações do Bambuarte serão encerradas com uma exposição fotográfica que vai celebrar as criações feitas pelas participantes. Será realizada de 29 de outubro a 12 de novembro, no Saguão das Artes Mildred Lourdes Pacitti, localizado na Rua Armando Sales de Oliveira, s/nº, no Bairro das Bandeiras.
REALIZAÇÃO
O projeto é uma promoção da Principia Cultural, que foi contemplado em edital de chamamento público por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba. O Bambuarte é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura.