Notícias

Profissionais da Rede de Atenção Psicossocial de Araçatuba passam por capacitação em projeto federal

Publicado em 07 de agosto de 2025, às 11:58 Atualização: 07/08/2025, às 11:59 Profissionais da Rede de Atenção Psicossocial de Araçatuba passam por capacitação em projeto federal

Profissionais da Raps (Rede de Atenção Psicossocial) que atuam nos Caps (Centros de Atenção Psicossocial) de Araçatuba participaram, na terça-feira (5), de capacitação promovida pelo projeto federal “Nós na Rede”, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

 

O treinamento foi ministrado pela docente Roseli Carolino, da Fiocruz, e reuniu trabalhadores da Zatti Saúde e da Prefeitura de Araçatuba, nos períodos da manhã e tarde, no UniSalesiano. A capacitação teve como foco o fortalecimento da rede de cuidado em saúde mental e a construção coletiva de estratégias que promovam o cuidado em liberdade, respeitando a singularidade de cada paciente.

 

Segundo Roseli, o projeto está sendo realizado em todos os 27 estados do País e visa preparar profissionais da atenção básica, Samu, equipes de emergência e da Raps para lidar com os desafios da saúde mental de forma articulada e humanizada.

 

PROJETO TERAPÊUTICO

“O paciente em sofrimento mental é um sujeito único, que exige respostas rápidas, assertivas e, principalmente, construídas junto com ele. O objetivo é desenvolver um projeto terapêutico singular, que atenda suas necessidades reais e o ajude a sair da medicalização e da hospitalização, favorecendo sua reinserção social e o exercício da autonomia”, explica a docente.

 

Durante o encontro, os participantes refletiram sobre os chamados “nós” da rede – os pontos de fragilidade que dificultam o acesso e a continuidade do cuidado – e construíram propostas para uma atuação mais integrada e resolutiva.

 

“A ideia é reforçar que o cuidado em saúde mental não se limita ao consultório ou ao Caps. Ele precisa envolver todos os profissionais da rede – psicólogos, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas – de forma matricial e articulada, considerando o paciente como um todo: corpo, mente, espírito e contexto social”, destaca Roseli.

 

IMPORTÂNCIA PARA AS EQUIPES

A coordenadora de Saúde Mental da Zatti Saúde, Lucila Bistaffa, enfatizou a importância da capacitação para qualificar o trabalho das equipes.

 

“Essa formação reforça o compromisso que temos com o cuidado humanizado e com a defesa da liberdade dos nossos usuários. Precisamos sair de modelos excludentes e reforçar o papel social dos serviços da Raps, garantindo direitos e construindo novas possibilidades de vida para quem sofre com transtornos mentais”, afirma.

 

SOBRE O PROJETO “NÓS NA REDE”

O projeto “Nós na Rede” é uma iniciativa que surgiu da articulação entre o Ministério da Saúde e Fiocruz Brasília. O objetivo é qualificar os processos de trabalho em saúde mental por meio de formações presenciais e a distância.

 

O projeto contempla profissionais de todas as regiões do Brasil, promovendo a articulação da Raps com outras áreas da saúde, como a Atenção Primária e as emergências. A proposta central é identificar os desafios nos territórios e apoiar as equipes na construção de estratégias para fortalecer o cuidado em liberdade.

 

SOBRE A ZATTI SAÚDE

A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua no gerenciamento de serviços essenciais de atendimento à população, em conjunto com a Prefeitura de Araçatuba.

 

O convênio com a Administração Municipal foi firmado neste ano, com o objetivo de prestar serviços na Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e na Atenção Primária em Saúde (APS).

Notícias relacionadas
(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites