Profissionais da Raps (Rede de Atenção Psicossocial) que atuam nos Caps (Centros de Atenção Psicossocial) de Araçatuba participaram, na terça-feira (5), de capacitação promovida pelo projeto federal “Nós na Rede”, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
O treinamento foi ministrado pela docente Roseli Carolino, da Fiocruz, e reuniu trabalhadores da Zatti Saúde e da Prefeitura de Araçatuba, nos períodos da manhã e tarde, no UniSalesiano. A capacitação teve como foco o fortalecimento da rede de cuidado em saúde mental e a construção coletiva de estratégias que promovam o cuidado em liberdade, respeitando a singularidade de cada paciente.
Segundo Roseli, o projeto está sendo realizado em todos os 27 estados do País e visa preparar profissionais da atenção básica, Samu, equipes de emergência e da Raps para lidar com os desafios da saúde mental de forma articulada e humanizada.
PROJETO TERAPÊUTICO
“O paciente em sofrimento mental é um sujeito único, que exige respostas rápidas, assertivas e, principalmente, construídas junto com ele. O objetivo é desenvolver um projeto terapêutico singular, que atenda suas necessidades reais e o ajude a sair da medicalização e da hospitalização, favorecendo sua reinserção social e o exercício da autonomia”, explica a docente.
Durante o encontro, os participantes refletiram sobre os chamados “nós” da rede – os pontos de fragilidade que dificultam o acesso e a continuidade do cuidado – e construíram propostas para uma atuação mais integrada e resolutiva.
“A ideia é reforçar que o cuidado em saúde mental não se limita ao consultório ou ao Caps. Ele precisa envolver todos os profissionais da rede – psicólogos, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas – de forma matricial e articulada, considerando o paciente como um todo: corpo, mente, espírito e contexto social”, destaca Roseli.
IMPORTÂNCIA PARA AS EQUIPES
A coordenadora de Saúde Mental da Zatti Saúde, Lucila Bistaffa, enfatizou a importância da capacitação para qualificar o trabalho das equipes.
“Essa formação reforça o compromisso que temos com o cuidado humanizado e com a defesa da liberdade dos nossos usuários. Precisamos sair de modelos excludentes e reforçar o papel social dos serviços da Raps, garantindo direitos e construindo novas possibilidades de vida para quem sofre com transtornos mentais”, afirma.
SOBRE O PROJETO “NÓS NA REDE”
O projeto “Nós na Rede” é uma iniciativa que surgiu da articulação entre o Ministério da Saúde e Fiocruz Brasília. O objetivo é qualificar os processos de trabalho em saúde mental por meio de formações presenciais e a distância.
O projeto contempla profissionais de todas as regiões do Brasil, promovendo a articulação da Raps com outras áreas da saúde, como a Atenção Primária e as emergências. A proposta central é identificar os desafios nos territórios e apoiar as equipes na construção de estratégias para fortalecer o cuidado em liberdade.
SOBRE A ZATTI SAÚDE
A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua no gerenciamento de serviços essenciais de atendimento à população, em conjunto com a Prefeitura de Araçatuba.
O convênio com a Administração Municipal foi firmado neste ano, com o objetivo de prestar serviços na Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e na Atenção Primária em Saúde (APS).