Notícias

Prefeitura reassume atendimentos do Acolhimento Institucional para população de rua

Publicado em 13 de Setembro de 2023 às 08:18 Prefeitura reassume atendimentos do Acolhimento Institucional para população de rua

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba informa que reassumiu, no dia 30 de agosto, o Acolhimento Institucional para Pessoas em Situação de Rua “João Eduardo Torrezilhas”.

 

Devido à pandemia de covid-19 e a impossibilidade de realização de concurso público para a contratação de novos profissionais para atuar no acolhimento, o serviço foi executado, de 16/11/2020 a 31/06/2023 por meio de uma parceria com uma organização da sociedade civil.

 

O local atende pessoas em situação de rua que estão em processo de superação de sua condição e de saída das ruas, de forma que precisam de um local de referência por um período de até 6 meses. As pessoas nessas condições são encaminhadas pelo Centro Pop, após avaliação técnica e elaboração de Plano de Acompanhamento.

O Acolhimento Institucional tem capacidade para atender até 25 pessoas e é composto por equipe de psicólogo, assistente social e cuidadores sociais. O serviço funciona todos os dias, 24 horas por dia, e está localizado na rua Junqueira Freire, nº 337, bairro Paraíso.

 

Além dos atendimentos técnicos que visam auxiliar as pessoas em situação de rua no enfrentamento e superação de suas condições e na elaboração de novos projetos de vida, o Acolhimento Institucional oferece ainda dormitórios com banheiro nos quartos, três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar), espaço para lavagem de roupas e guarda de pertences.

 

Cabe informar que essa modalidade de Acolhimento Institucional por até 6 meses se difere de outras modalidades de acolhimento destinadas ao mesmo público, como o Albergue Noturno, que para seu acesso não necessita de avaliação técnica de profissionais e de encaminhamentos.

 

A prefeita em exercício, Edna Flor, destaca a importância do serviço. “O Acolhimento Institucional fortalece as ações do cuidado com as pessoas, compromisso  da administração municipal e tem como objetivo principal,  possibilitar a reinserção junto à família, sociedade e o descortinar de novos horizontes”.

(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites