Publicado em 15 de Março de 2018 às 15:20 Prefeitura participa de posse da Thathilândia e assina convênio de cooperação interescolar

O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, e a vice-prefeita Edna FLor participaram do evento de posse das autoridades da THATHILândia, promovido pela Escola SEB THATHI e realizado no plenário da Câmara Municipal de Araçatuba, na noite de terça-feira (13).

No evento tomaram posse os novos vereadores e vereadoras, prefeito e vice-prefeito, que foram eleitos em outubro de 2017 para governar a THATHILândia neste ano. O evento contou com a presença de familiares dos novos governantes, autoridades locais, vereadores e secretários municipais, além da equipe pedagógica da escola e do presidente do Grupo SEB, Chaim Zaher.

Os alunos eleitos foram o prefeito Silvio Cerizza Neto, o vice-prefeito Henrique Moreira Lima, a presidente da câmara Luiza Borges Vieira dos Santos; e os vereadores Artur Held Lima, João Pedro Magalhães Cazelato Ruy, Romeo Correa da Cruz Pacheco, Beatriz Mattar Avezum Galasini.

Também foram oficialmente nomeados os secretários de governo da minicidade: Eduarda Haddad João Mandarini (Saúde); Rafael Ramos Callera (Promoção Social); Felipe Kenji Garcia Tabata (Cultura); Ana Julia Marques Cuelhar (Meio Ambiente); Pedro Martins Ferraz (Educação) e Pedro Zago Basseto (Esportes), que receberam certificados. “Essa experiência é usada para enriquecer a formação dessas crianças, tanto pessoal quanto profissional, e futuramente, poderá ser, até mesmo, um diferencial em seus currículos”, esclarece o cerimonial do evento.

A THATHILândia

A THATHILândia é uma mini cidade de 1,5 mil metros quadrados que funciona dentro da Escola SEB THATHI, cujo projeto inovador propõe uma abordagem pedagógica que desenvolve conceitos como ética e cidadania, temas essenciais para a formação social e cultural dos alunos da Educação Infantil e Fundamental I. Em 2017 a mini cidade completou 25 anos e detém os selos de “Escola Solidária”, “Empresa Amiga da Criança”, desde 2003, sendo também associada à Unesco.

Escolhidos em 2017 em eleições eletrônicas, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental percorrem todo o processo eleitoral, desde a criação de partidos, candidatura até campanhas com apresentação de propostas de melhorias para a THATHILândia. Com seus títulos de eleitores em mãos, os alunos exercem seus direitos nas seções da mini cidade e o resultado é divulgado no mesmo dia.

Novos projetos

Uma grande novidade anunciada na cerimônia de posse das novas autoridades, é o Fórum na THATHILândia. Ele será usado nas ações de mediação escolar. Para isso acontecer, a Escola SEB THATHI fez uma parceria com o CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), de Araçatuba, que é vinculado ao Tribunal de Justiça de São Paulo, com documento assinado pelo juiz de Direito e coordenador do Cejusc, Nilton Santos Oliveira. A coordenadora do Cejusc de Araçatuba, Elaine Bento, destaca que a importância da mediação escolar é “difundir entre as crianças (alunos SEB) a cultura da pacificação social como caminho mais adequado para a solução de controvérsias tanto na esfera dos relacionamentos dentro da escola, como em suas próprias vidas. Educando as crianças para a cultura da paz, educaremos o mundo para o exercício do diálogo e do consensualismo em todas as áreas de nossa convivência em sociedade.”

Outro projeto novo é um convênio de Cooperação Interescolar entre a Escola SEB THATHI e a Emeb Claudio Evangelista Teixeira, do Jardim Alvorada, assinado no evento pelo prefeito de Araçatuba, Dilador Borges e o prefeito eleito da THATHILândia, Silvio Cerizza Neto. As escolas terão atividades de interação, participação em eventos e práticas de trocas mútuas de experiências escolares.