Com 132 operações desde janeiro de 2022 e investimento de R$ 10.742.763,80, a Prefeitura Municipal ja executou mais de 34 quilômetros de reperfilamento asfáltico nas ruas e avenidas de todas as regiões de Araçatuba.
Esta extensão contempla uma área total de 302.989 m² de vias que foram beneficiadas com o método de reperfilamento, segundo controle da Secretaria Municipal de Obras e Serviços (SOSP) da Prefeitura de Araçatuba.
O secretário municipal Ênio Pozetti Junior (SOSP), descreve que a técnica vem trazer vantagens econômicas à manutenção da infraestrutura de mobilidade urbana. “O reperfilamento praticamente salva a via da necessidade constante dos serviços de tapa-buracos. O asfalto velho, tantas vezes remendado, já não suporta as intervenções de preenchimento pontuais com o material de qualidade usado, que acaba tendo pouca durabilidade”.
O engenheiro civil Guilherme Bocutti, também da SOSP, conta que o custo estimado de material, de mais de R$ 10 milhões, corresponde a 14.543 toneladas de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) e emulsão asfáltica, necessária para a aplicação no reperfilamento, que é realizado por equipes e maquinário da própria secretaria. “Mais barato que o processo de recapeamento asfáltico, tendo pouquíssima diferença de espessura de camada, mas com qualidade e durabilidade igualmente satisfatória”, considera.
O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, valoriza o trabalho da secretaria municipal. “Além da economia aos cofres públicos, o reperfilamento é feito pela própria Secretaria de Obras, o que traz mais agilidade na execução dos serviços. Tantos bairros atendidos com essa melhoria retratam a dedicação dos nossos servidor com a rapidez e qualidade que todos os bairros necessitam, assim como o compromisso de continuidade no qual a população confiou e vê acontecendo”.