Prefeitura de Araçatuba inicia benfeitorias no bairro Pinheiros

Publicado em 16 de Junho de 2020 às 10:28 Prefeitura de Araçatuba inicia benfeitorias no bairro Pinheiros

Em visita ao ponto inicial da implantação de galerias de águas pluviais no bairro Pinheiros, na tarde desta segunda-feira (15), o prefeito Dilador Borges anunciou o início das obras que precedem a pavimentação asfáltica das ruas.

Em companhia dos representantes do bairro Pinheiros, Itamar da Silva Ferreira e Valmir Rocha de Melo, e do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação da Prefeitura de Araçatuba, Tadeu Consoni, Dilador encontrou-se com o engenheiro Fernando Boaretto, responsável pela obra da empresa Dias Araçatuba Construções e Logística Ltda, que deu os dados da fase inicial da obra que melhorarão a captação de águas da chuva, com novas tubulações somadas as já existentes, aumentando a capacidade de fluxo, e novos pontos de captação a serem construídos nas ruas que futuramente serão pavimentadas.

Boaretto explica que serão cerca de 1.700 metros de tubulação de 1,5 m de diâmetro em duas vias, entre novas instaladas e aproveitamento das já existentes, estrutura que começa a ser construída no ponto a desaguar no ribeirão Baguaçu, com ligação a dissipadores na rua Norberto Pagan, linha dupla diagonal de mais de 90 m até a rua Álvaro Giordano. Desta primeira ligação, segue pela rua Álvaro Giordano até a rua Buritis, na qual se estenderá com outras ligações nos cruzamentos com as ruas Benedita de Godoy e Fortunata Belisário Spessoto, estas que também receberão tubulações e novos pontos de captação (bocas de lobo), em suas extensões e cruzamentos com a rua Sargento Antonio Alves. Novas captações também serão construídas na rua Luiz Pedro Rosseto.

A ordem de serviço foi emitida em maio deste ano, que é a centésima obra da atual administração, com do investimento de R$ 1.017.237,48, provenientes de recurso do município e do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). Esta é a quarta fase de instalação de galerias na Zona Leste.

O prefeito Dilador Borges lembra que os R$ 948.431,59 do Fehidro, aos quais o município deve responder com contrapartida de R$49.917,44, serão mais uma garantia para a pavimentação do bairro prevista no Programa Melhor Agora, que compreende a área beneficiada com as galerias e mais outras ruas. “A instalação destas galerias elevará a qualidade de vida dos moradores, além de valorizar ainda mais os imóveis. Esta obra é a de número cem desta gestão, teve um deságio de 10% de seu valor inicial, dinheiro que vai ser usado para outras obras. Sempre que economizamos, podemos fazer mais obras”, disse Dilador.

Tadeu Consoni recorda que a administração já havia investido cerca de R$ 20 milhões em instalação de galerias.