Notícias

Prefeitura de Araçatuba capacita técnicos e produtores para atuarem na citricultura

Publicado em 27 de fevereiro de 2025, às 10:16

De 13 e 14 de março, a Prefeitura de Araçatuba, em parceria com o Laboratório Regional de Pesquisa de Araçatuba, instituto biológico ligado ao Governo do Estado de São Paulo, e com o Sebrae, realizará um curso gratuito de capacitação voltado para o setor da citricultura. O evento ocorrerá na Cati - Regional de Araçatuba e tem como objetivo qualificar técnicos para atuar diretamente em campo.

 

Os participantes terão acesso a aulas teóricas, que abordarão temas essenciais, como manejo, poda, adubação, irrigação, fitossanidade e legislação pertinente. Além disso, o curso incluirá atividades práticas em campo, proporcionando aos participantes a oportunidade de adquirir experiência direta com o cultivo de citros.

 

O evento contará com a presença de especialistas, pesquisadores científicos, engenheiros agrônomos e técnicos de extensão agropecuária da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (APTA), da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Fundecitrus e da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp).

 

CITRICULTURA EM EXPANSÃO

A citricultura representa uma alternativa para diversificar a produção agrícola em Araçatuba, especialmente no contexto da agricultura familiar. Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agroindústria e Turismo, dez produtores do Assentamento Chico Mendes já iniciaram o cultivo de laranja e poncã com o intuito de abastecer a merenda escolar, estabelecendo um modelo sustentável.

 

O assessor-executivo da Agroindústria, Cesar Rezek, ressalta que expandir a citricultura na região é um passo crucial para diversificação agrícola e geração de renda. "Embora Araçatuba não seja tradicionalmente uma região citrícola, estamos iniciando um movimento para mudar essa realidade. Com o conhecimento técnico adequado e as melhores práticas de manejo, podemos criar novas oportunidades para pequenos produtores", explica.

 

ORGANIZAÇÃO

Organizado pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agroindústria e Turismo, pelo Laboratório Regional de Pesquisa de Araçatuba, Instituto Biológico (APTA) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a capacitação também conta com o apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), da Faculdade de Medicina Veterinária (FMVA-Unesp), Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), do Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), além da Cati e da CDA - SAA.

 

INSCRIÇÕES

As vagas são limitadas a 50 participantes. Para garantir a participação, o interessado deve se inscrever pelo link: https://forms.office.com/r/nCQ4jXgicK.

 

PROGRAMAÇÃO

Local: Cati Regional Araçatuba - Rua Barão do Triunfo, 403 – Araçatuba-SP

13 de março

Aulas teóricas

13h30 - Abertura

14h - Boas práticas no manejo de pomares citrícola - Dr. Humberto Sampaio de Araújo, pesquisador científico, APTA Regional de Andradina /APTA/SAA-SP.

15h15 - Intervalo

15h30 - Cuidados fitossanitários para pequenos pomares - Sergio Ricardo Sanches do Nascimento, engenheiro agrônomo, transferência de tecnologia Fundecitrus

17h - Legislação para implantação de pomar citrícola - Marco Antônio Basseto e Juliano Luiz Schneider, assistentes agropecuários, CDA/SAA-SP.

 

14 de março

Aulas práticas

8h - Saída para o Assentamento Chico Mendes

9h - Visita a propriedades com pomares implantados

(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites