O Instituto Movimento Cidades Inteligentes (IMCI) e a Prefeitura de Araçatuba apresentaram uma proposta de união de forças para realização de projetos de infraestrutura.
Prefeitos, lideranças políticas e empresários participaram, na manhã desta sexta-feira (5), do Economicidades para conhecer e entender o projeto, que visa promover o fortalecimento e a capacidade dos 43 municípios da região de planejar, executar e avaliar políticas públicas com base em dados confiáveis e estratégias compartilhadas. Esse primeiro momento prepara diversas ações entre o IMCI e cada município interessado para aprofundamento da proposta de trabalho.
COMPROMISSO
Ao dar as boas-vindas, o prefeito de Araçatuba, Lucas Zanatta, disse que a união dos municípios foi um de seus compromissos de campanha para criar as condições para o desenvolvimento da cidade e região. “Araçatuba tem condições de ir atrás das soluções de seus problemas isoladamente, mas defendo que o desenvolvimento pode ser ainda maior se for regional. É isso que estamos apresentando a vocês. Seguirmos juntos e não isolados, pois juntos somos mais fortes”, argumentou.
A primeira proposta de trabalho para a região foi a busca de solução para o tratamento de resíduos sólidos, mas foram apresentados outros temas, como a segurança pública e transformação digital na gestão pública.
EFICIÊNCIA
O presidente do Instituto, Luigi Longo, ressaltou que estava feliz com a realização do Economicidades, vendo a oportunidade para eficiência e melhor entrega de serviços à população. O planejamento, segundo ele, tem de ser pensado no longo prazo para ter resultados concretos para a sociedade.
“Os desafios diários enfrentados pelas cidades da região podem ter soluções mais consistentes e melhores se os prefeitos decidirem se unir e, junto com lideranças empresariais, apresentarem projetos regionais e buscarem recursos nas esferas estadual e federal”, explicou.
Posteriormente, haverá um calendário de novos encontros, formação de grupos de trabalho para amadurecer uma proposta regional de acordo com o que for definido pelos representantes dos municípios.