UBS do Iporã realizou palestra, conscientizando sobre diagnóstico precoce
A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba abriu, nesta terça-feira (4), uma série de ações educativas da campanha Novembro Azul. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Iporã realizou palestra com pacientes, conscientizando sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Ao longo do mês, equipes de saúde e da e-Multi realizarão atividades como palestras, rodas de conversas e atividades físicas nas UBSs e em praças públicas, visando incentivar os homens a adotar hábitos saudáveis, realizar exames preventivos de rotina e buscar atendimento médico regularmente.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, disse que o principal objetivo é quebrar tabus e ampliar o acesso à informação. “Ainda existe resistência por parte de muitos homens em procurar os serviços de saúde. Queremos mostrar que a prevenção é o melhor caminho para detectar a doença de forma precoce e garantir qualidade de vida”, afirmou.
RASTREAMENTO
Homens a partir de 50 anos devem realizar consultas regulares com urologista. Caso tenham histórico familiar da doença, o rastreamento deve começar a partir dos 45 anos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens.
O exame de sangue Antígeno Prostático Específico (PSA) e o toque retal possibilitam a detecção do tumor em estágio inicial. Os principais sintomas da doença são: dificuldade de urinar, jato fraco ou interrompido, sangue na urina ou no sêmen e dor ao urinar ou nos ossos.
“A detecção precoce da doença é importante por ter maiores chances de cura e tratamento menos invasivos. Nosso convite é para que os homens procurem a unidade mais próxima, tirem suas dúvidas e cuidem de sua saúde. O autocuidado salva vidas”, finalizou o secretário de Saúde.