O Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura de Araçatuba, promoveu este mês a missão empresarial Inova Olhar – Alimentação Fora do Lar, com o objetivo de proporcionar uma imersão prática em inovação, gestão e experiência do cliente no setor de alimentação. Ao todo, 21 empreendedores participaram da iniciativa, representando negócios de Araçatuba e região.
Durante a missão, os participantes visitaram estabelecimentos referência em São Paulo, como Dengo Chocolates, il Sordo, Capim Santo, La Guapa, Le Burger, entre outros. A curadoria dos locais levou em conta critérios como propósito do negócio, inovação, inclusão, sustentabilidade, excelência em atendimento e escalabilidade.
De acordo com Vanessa Helena, consultora de negócios do Sebrae-SP, os empresários vivenciaram experiências transformadoras. “Entre os principais aprendizados relatados, destacam-se a importância da experiência do cliente, o uso estratégico da identidade de marca, a valorização da equipe, e a adoção de processos simples e eficientes para ganhos reais em produtividade e gestão”, explica.
REFLEXÕES
A missão também trouxe reflexões sobre novas tendências de consumo, como alimentação saudável, soluções sustentáveis, personalização de produtos e atendimento humanizado.
Segundo a gestora, muitos participantes se sentiram inspirados e motivados a implementar mudanças em seus próprios negócios. “Houve uma troca rica de ideias, networking e um olhar renovado sobre o potencial de inovação no setor”, afirma Vanessa.
A experiência tem o apoio da Prefeitura porque reforça o papel do Sebrae-SP como agente de transformação nos territórios, conectando empreendedores locais com boas práticas de mercado e ampliando suas perspectivas de crescimento.