O Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio da 6ª Promotoria de Justiça Cível de Araçatuba, realizou, nesta quinta-feira (22), um encontro do Gestores da Paz, reunindo representantes de diversos setores das esferas municipal, estadual e privada. O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Edifício Siran, no centro da cidade.
A iniciativa teve como objetivo fortalecer a articulação da rede de proteção à criança e ao adolescente nos municípios de Araçatuba e Santo Antônio do Aracanguá. O Promotor de Justiça Joel Furlan, idealizador da ação, abriu o evento juntamente com a professora Vivi Tuppy e a Supervisora Estadual de Ensino, Marisa Aparecida Coltri Lelis.
Eles apresentaram o Programa Gestores da Paz e promoveram reflexões sobre os desafios enfrentados na garantia de direitos à infância e juventude. Um dos pontos altos do encontro foi a apresentação da equipe da Secretaria Municipal de Saúde abordando orientações e estratégias de manejo para estudantes com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e outras comorbidades.
DIÁLOGO
A programação faz parte do papel do Ministério Público de articular o diálogo entre os diferentes setores envolvidos na rede de proteção, para gerar políticas públicas voltadas à infância e juventude. As secretárias municipais de Educação, Heloísa Helena Vieira Melo, e de Assistência Social, Marianne Fornageiro, estiveram presentes no encontro.
Ao encerrar o evento, Vivi Tuppy reforçou a importância do compromisso da sociedade na atuação integrada na proteção de crianças e adolescentes.