Publicado em 29 de Novembro de 2023 às 08:16 Governo de SP apoia cidades das regiões de Araçatuba e Presidente Prudente para acelerar chegada do 5G

Já em funcionamento em Araçatuba, Birigui, Presidente Prudente e Teodoro Sampaio, a internet 5G pode chegar, nos próximos meses, a mais 92 municípios das regiões de Araçatuba e Presidente Prudente, com a possibilidade de uma navegação até 100 vezes mais rápida. No entanto, diversas modificações nas leis relacionadas à instalação de antenas terão que ser realizadas nessas cidades.

Os dados foram anunciados nesta terça-feira (28), em Araçatuba, pela InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE). Em parceria com a Prefeitura Municipal de Araçatuba e a Unisalesiano, que cedeu o espaço, ela reuniu gestores locais de diversos municípios das duas regiões para discutir formas de acelerar a chegada do 5G e orientar sobre a necessidade e o processo de mudança das leis, que são municipais. O evento integra o TecnoCidades, programa do Governo de São Paulo criado para promover a inovação no Estado, com geração de emprego e renda.

De um total de 96 cidades, apenas 15 já atualizaram suas legislações, oito na região de Araçatuba (Araçatuba, Auriflama, Birigui, Braúna, Clementina, Gabriel Monteiro, Penápolis e Rubiácea) e sete na região de Presidente Prudente (Flórida Paulista, Junqueirópolis, Lucélia, Martinópolis, Presidente Epitácio, Presidente Prudente e Rancharia).

Nos demais municípios, a mudança será necessária para que as operadoras invistam na infraestrutura do 5G e saibam onde as novas antenas podem ser instaladas, já que a tecnologia exige um número de equipamentos até 10 vezes maior que o 4G, posicionados nos mais variados espaços, como semáforos e fachadas de imóveis.
A ativação do 5G já foi liberada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 320 cidades paulistas. Porém, levantamento da InvestSP mostra que somente 234 possuem leis atualizadas. O 5G está disponível para os usuários de internet em 145 municípios do Estado.

"Na hora de priorizar esse avanço do 5G, as empresas vão obviamente levar em consideração os municípios que já estão prontos para essa expansão, o que inclui ter uma legislação atualizada. Nosso objetivo é acelerar a chegada da tecnologia, que terá impacto direto na atração de investimentos, nos projetos de inovação e na geração de emprego e renda", diz o diretor de Projetos e Inovação da InvestSP, Thiago Camargo.

Painéis sobre a importância do 5G para a competitividade dos municípios, créditos para soluções inovadoras nas cidades e atualização das leis reuniram, ainda, representantes de Anatel, Abrintel, Conexis, Juganu, Siga Antenado, Ligga, Engemap, Prodesp, Polo e DreamLab.

Fim das antenas parabólicas tradicionais
A InvestSP também tem feito uma mobilização pela troca das antenas parabólicas de TV tradicionais pelas digitais. Isso porque o sinal dos equipamentos antigos pode sofrer interferências, com a chegada do 5G, e será desativado no fim de 2024. A ideia é incentivar e apoiar as prefeituras na realização de campanhas em espaços públicos para informar o cidadão sobre a necessidade da troca das antenas, que pode ser feita gratuitamente nas 320 cidades paulistas onde a ativação do 5G já foi liberada pela Anatel.

"Araçatuba, como sede de região, tem a obrigação de ajudar e se unir às cidades vizinhas. O avanço do 5G é uma realidade e essa tecnologia impacta diversos aspectos, desde a modernização da educação e comunicação até a saúde, possibilitando novas tecnologias nessa área. Além disso, devemos estar atentos à substituição das antenas parabólicas do antigo sistema, para garantir que todos tenham acesso a um sinal de qualidade, por meio da troca de antenas oferecida gratuitamente", diz o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges.

Para ter acesso à antena digital sem custos, a pessoa ou família precisa: ser beneficiária de algum programa social do Governo Federal e registrada no Cadastro Único; e possuir uma parabólica convencional com sinal ativo.
Os novos equipamentos são oferecidos pela Siga Antenado, organização sem fins lucrativos criada – por determinação da Anatel – pelas operadoras que ganharam a concessão do 5G, para acelerar o processo de troca das parabólicas. A lista com as cidades onde já é possível fazer a troca, as regras para ter acesso ao equipamento e o passo a passo para fazer o pedido podem ser consultados no site do Siga Antenado. (https://sigaantenado.com.br/).