O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Araçatuba terá, em breve, uma cozinha profissional para a ampliação de cursos de capacitação e geração de renda para pessoas de baixa renda. Na última semana, o órgão recebeu parte de equipamentos para a implantação do projeto Cozinhalimento.
A iniciativa é da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que destinou recursos para a compra de eletrodomésticos e utensílios. Por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial, foram investidos R$ 72.735 na aquisição de 68 itens.
Foram adquiridos geladeira industrial, freezer, fogão industrial de seis bocas, forno industrial a gás, coifa, micro-ondas, purificador de água, TV smart de 50 polegadas, batedeira, liquidificador industrial, balança digital elétrica, além de mesa em aço, armário industrial, prateleiras e vários utensílios de cozinha.
NOVOS CURSOS
A presidente do FSS, Lenice Freitas, disse que a nova cozinha industrial será instalada no Polo Educacional. Segundo ela, o projeto vai ajudar a ampliar os cursos voltados ao desenvolvimento profissional e à geração de renda que já são oferecidos pelo órgão.
“O Cozinhalimento vai além da qualificação, pois alia a educação e conscientização de práticas alimentares saudáveis. Nossa meta será oferecer oportunidades para que as pessoas transformem o aprendizado em fonte de renda e melhorem a qualidade de vida”, afirmou.
O PROJETO
O Projeto Cozinhalimento viabiliza a instalação de cozinhas profissionais e capacita um nutricionista indicado pelo município para ser um agente multiplicador das ações de segurança alimentar e nutricional sustentável, e incentivo à geração de renda.
As ações serão desenvolvidas por meio de cursos de panificação, confeitaria, alimentação saudável, aproveitamento integral de alimentos e outras formações visando a capacitação nutricional, o combate ao desperdício, a manipulação adequada e o incentivo ao empreendedorismo.