Entrega de itens da Campanha do Agasalho de 2025 lotou ginásio de esporte
Ao longo de 2025, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Araçatuba realizou um amplo trabalho voltado ao amparo de famílias em situação de vulnerabilidade social, à qualificação profissional e ao atendimento emergencial, em atuação integrada com a Defesa Civil.
No total, 1.209 famílias foram diretamente atendidas durante o ano, além de dezenas de instituições assistenciais do município.
Um dos destaques do balanço anual foi a área de educação e geração de renda. O Polo Educacional do Fundo Social cresceu cerca de 130% em 2025, promovendo 17 cursos e oficinas com 28 turmas. Foram 603 inscritos, com 314 pessoas formadas, o que representa um índice geral de conclusão de 52%.
As capacitações abrangeram áreas como costura criativa, artesanato, culinária, cuidador de idosos, atendente de farmácia, banho e tosa, criação de jogos digitais e cursos temáticos voltados a datas comemorativas, como panetones e doces natalinos.
"O Polo Educacional foi a nossa 'menina dos olhos' em um ano de aprendizagem, oportunidades e transformação de vidas", avalia a primeira-dama e presidente do Conselho Deliberativo do FSS, Priscila Zanatta.
ARRECADAÇÃO E CAMPANHAS
Na área de arrecadações e campanhas solidárias, o trabalho do FSS também foi expressivo. Apenas em alimentos, recebeu e distribuiu mais de 30 toneladas ao longo do ano, provenientes de campanhas como Páscoa Solidária, eventos culturais, ações com cooperativas, empresários e parcerias com o Governo do Estado.
A Campanha do Agasalho foi uma grande ação solidária do primeiro ano da atual Administração Municipal. O Ginásio Municipal Dr. Plácido Rocha ficou lotado de famílias, que receberam mais de 10 toneladas de agasalhos, além de 3 mil cobertores e 11 mil pares de meias doados pelos araçatubenses.
Outros números reforçam o alcance das ações do Fundo:
• Mais de 5 mil cestas básicas entregues;
• Mais de 7 mil litros de leite distribuídos;
• 3.200 fraldas geriátricas doadas a famílias e instituições;
• 170 kits enxoval para recém-nascidos;
• Atendimento funerário, com 48 urnas e 6 traslados custeados pelo serviço social.
APOIO A ENTIDADES
"Em 2025, promovemos a Festa na Fazenda e a Festa das Ações, além do Juninão, Aniversário da cidade e Féstival, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, eventos nos quais as instituições atendidas puderam comercializar seus produtos para ajudar na sua manutenção, ficando com todo o lucro", comemora Priscila. "Também demos início ao Banco Municipal de Ração. Conseguimos entregar 1,5 tonelada de ração para as ONGs e protetores de animais."
GENEROSIDADE
Priscila destaca ainda o sucesso do Natal Solidário. Foram entregues 1.300 kits natalinos e 1.500 brinquedos novos às famílias assistidas pelo município.
"Agradeço a Deus e a todas as pessoas que participaram dessas ações: nossa equipe, os servidores, os empresários e a cada araçatubense que, generosamente, prestigiou nossos eventos solidários", finaliza a primeira-dama.
DEFESA CIVIL
Além da assistência contínua, o Fundo Social manteve atuação estratégica com a Defesa Civil, contribuindo tanto na prevenção quanto na resposta a emergências, como enchentes, estiagens e incêndios.
As ações incluíram distribuição de alimentos, água, colchões, mantas, acolhimento emergencial e acompanhamento social das famílias afetadas.
COZINHALIMENTO
A presidente do FSS, Lenice Freitas, destaca também o Cozinhalimento como uma das grandes conquistas de 2025 para Araçatuba. O programa viabiliza cozinhas profissionais e capacita nutricionistas indicados pelos municípios para multiplicar ações de segurança alimentar e nutricional sustentável.
Um convênio entre a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial possibilitou a instalação de uma cozinha no Polo Educacional do Fundo Social de Solidariedade.
O espaço possui geladeira industrial, freezer, fogão de seis bocas, forno a gás, coifa, micro-ondas, purificador de água, TV de 50 polegadas, liquidificador industrial, batedeira, balança digital, além de mesas, armários, prateleiras e utensílios de cozinha.
VULNERABILIDADE
Para Lenice, o balanço de 2025 do FSS demonstra o papel essencial na redução da vulnerabilidade social, no fortalecimento da rede de solidariedade e na promoção da dignidade de centenas de famílias.
"O trabalho, sustentado por parcerias, doações e campanhas, reafirma a importância da participação da comunidade e da gestão integrada para ampliar o alcance das políticas públicas de assistência social em Araçatuba", avalia.