Publicado em 22 de Setembro de 2023 às 08:50 Educação Municipal institui cartão para segurança na retirada de alunos nas Emebs

Para garantir a maior segurança durante a entrega das crianças que estudam na Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Araçatuba, por meio de sua Secretaria Municipal de Educação, deliberou o uso de um cartão que será obrigatório nas Emebs Infantis. nas quais os atendidos tem idades de zero a cinco anos.

Este cartão será exigido até mesmo quando os próprios pais forem buscar, no intuito de evitar possibilidades de equívocos e transtornos decorrentes dos mesmos.

O uso do cartão começou a ser obrigatório desde o dia 18 de setembro, nas 40 unidades que atendem esse público alvo, que totaliza 7.826 alunos de 0 a 5 anos. Todas essas escolas entregaram três vias do cartão de retirada de aluno para as famílias. Silvana de Sousa e Souza, secretária municipal de Educação de Araçatuba, explica que o cartão é padronizado e gerado no próprio sistema de gerenciamento de dados da secretaria, plastificado, sendo opcional ter ou não a foto da criança.

As EMEBs mantém ainda uma relação de pessoas autorizadas pela família. É importante que cada família esteja consciente de manter esta relação de pessoas autorizadas sempre atualizada, para o bom funcionamento do sistema.

A lista é acionada somente nos momentos em que houver, por algum motivo, a ausência do cartão. Neste caso de excepcionalidade, só será entregue para a pessoa que estiver na listagem e que estiver com o cartão eportando o documento de identificação (RG).

“Assim, é um filtro a mais para que não haja nenhum equívoco na entrega das crianças, para assegurar que estejam em ambiente seguro na unidade escolar e que a saída dela também seja um momento de tranquilidade,. Inclusive, se o professor faltou, veio um professor substituto, esse também consegue, com segurança, fazer a entrega, porque tem lá o cartão evita qualquer tipo de contratempo”, reforça a secretária de Educação.