Entre os dias 10 e 13 de maio de 2017, membros da Secretaria Municipal de Educação participarão do Congresso Bett Educar 2017, considerada a maior feira e congresso educacional de América Latina, que acontece na capital São Paulo. Participam do evento professores, diretores de escola, coordenadores pedagógicos, supervisores de ensino, membros da Secretaria e a própria secretária municipal de Educação, Silvana de Sousa e Souza, onde serão discutidas temáticas variadas e voltadas as questões educacionais.
A Secretaria de Educação estará representada no congresso pela palestra denominada Inclusão: Princípios e Práticas de Uma Escola Para Todos, que acontecerá no dia 10 de maio as 9 horas, com a participação da supervisora de Ensino, Andrea Alves da Silva Soares; a diretora Osmarina Aparecida Pavão Saraiva da Silva e a coordenadora pedagógica Ana Lúcia Barreto de Carvalho, ambas da EMEB Carmélia Mello Fonseca, e a professora de Educação Especial, Elaine Antunes Samora de Carvalho. Nesta palestra também estarão presentes o professor livre docente da UNESP Klaus Schlünzen Junior e a professora Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, professora efetiva e do Programa de pós graduação da UNESP.
A apresentação dos membros da secretaria terá como foco discutir a realidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE) das EMEBs, com ênfase para o papel do Sistema de Ensino na implementação de políticas públicas de formação continuada dos professores do AEE.
Será destacado o papel da formação continuada dos professores do AEE, como eixo norteador do sucesso do atendimento junto aos alunos, ressaltando o papel da Universidade Pública, entre elas a UNESP de Presidente Prudente e Marília, que também atuam como parceiras na capacitação dos referidos professores.
Também serão apresentadas experiências bem sucedidas de inclusão das escolas municipais, com destaque para o trabalho realizado nas EMEBs Carmélia Mello Fonseca e Claudio Evangelista Teixeira.
Cabe ressaltar que a Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba tem se mostrado de excelência, buscando sempre o atendimento pleno dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, inclusive recebendo reconhecimento nacional pelos serviços que tem prestado.