O bem-estar de alunos e profissionais nas escolas durante a onda de calor das últimas semanas foi uma das grandes preocupações da Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba. O calor intenso é uma grande preocupação porque pode afetar a saúde dos estudantes. Por isso, foram intensificadas orientações, medidas de prevenção e cuidados nas unidades escolares para manter os ambientes seguros e confortáveis para todos.
Entre as recomendações está o reforço de avisos para hidratação constante das crianças. É sugerido que os estudantes tragam garrafinhas de água de casa para se hidratarem frequentemente. Em todo o caso, há bebedouros com água gelada em todas as escolas municipais garantindo que alunos, professores e funcionários se hidratem sempre.
MERENDA
A merenda escolar também merece atenção nessa temporada de altas temperaturas. O cardápio passou a ser elaborado com opções que garantam alimentação adequada no calor.
Outra preocupação que os educadores têm é com as atividades físicas dos estudantes. Para que os exercícios não representem um risco à saúde deles, as escolas são orientadas a ajustar os horários das aulas de Educação Física, priorizando os períodos e ambientes mais frescos.
“Sabemos que brincar ao ar livre é uma atividade extremamente saudável, mas é necessário evitar os períodos longos ao sol, preservando as crianças em horários de maior incidência solar”, explica a secretária municipal de Educação, Heloísa Vieira.
AR-CONDICIONADO
A secretária reforça que todas as escolas contam com ar-condicionado nas salas de aula e que há uma força-tarefa para garantir o funcionamento adequado desses aparelhos. Para alguns ambientes, estão sendo adquiridos ventiladores.
“Com essas medidas, reforçamos nosso compromisso com o bem-estar dos alunos e da equipe de trabalho das escolas, criando um ambiente seguro e agradável, mesmo nos dias mais quentes”, garante Heloísa Vieira. Com todas essas medidas, entre outras, ela garante que as escolas municipais estão preparadas para lidar com essa onda de calor.