Cultura de Araçatuba restaura estátua da Biblioteca Municipal

Publicado em 15 de Fevereiro de 2024 às 18:12 Cultura de Araçatuba restaura estátua da Biblioteca Municipal

A Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba iniciou a restauração da estátua Vitória Alada de Samotrácia, escultura realizada pelo artista Luciano Rossi em 1990, localizada ao lado do Complexo Cultural Bandeiras, no bairro Das Bandeiras.

O complexo abriga a Biblioteca Pública Municipal "Rubens do Amaral" , o Teatro Municipal "Paulo Alcides Jorge" e o Saguão das Artes "Mildred Lourdes Pacitti", entre as rua Armando Sales de Oliveira e Francisco Braga.

O valor investido é de R$ 1.300,00 (mil e trezentos reais), em contratação direta, e o restaurador Paulo Martins da Silva prevê o término em três dias.

A secretária municipal de Cultura, Tieza Lemos Marques, explica que o motivo da restauração é o considerável número de moradores do entorno que pediram a revitalização da estátua. “Não é de hoje que a população sugere o tratamento desta obra, e decidimos contratar o artista para que pudéssemos entregar tudo belo e renovado”, justifica.

Inspiração

A Vitória de Samotrácia, também conhecida como Nice de Samotrácia, é uma escultura que representa a deusa grega Nice (em grego Νíkn, Níkê ou Niké – "Vitória"), cujos pedaços foram descobertos em 1863 nas ruínas do Santuário dos grandes deuses de Samotrácia. Atualmente a obra se encontra em Paris, França, no Museu do Louvre.

Na Grécia antiga, era a deusa mensageira enviada por Zeus para anunciar o triunfo e a glória aos vencedores dos campos de batalhas, seja ela terrestre ou naval.

Ilha do Noroeste da Grécia, no mar Egeu, junto da ilha de Limnos, com cerca de 13 km de comprimento e 10 km de largura, e uma área de 181 km², Samotrácia é, também, o nome da principal cidade da ilha.