Crianças e adolescentes do Caps i visitam gabinete do prefeito

Publicado em 13 de Setembro de 2018 às 10:07 Crianças e adolescentes do Caps i visitam gabinete do prefeito

Crianças e adolescentes do Caps i (Centro de Atenção Psicossocial Infantil) foram recebidos no gabinete do prefeito Dilador Borges, na tarde desta quarta-feira (12), para um bate-papo com o prefeito e a vice-prefeita Edna Flor.

Os assistidos sentaram-se à mesa do chefe do executivo. Muitos deles contaram sobre as atividades que mais gostam de participar no Caps, citando aulas de culinária, desenho, música, capoeira e meditação.

As crianças também fizeram perguntas, principalmente com relação à criação de mais uma ciclovia, pois gostam de praticar atividades físicas, inclusive andar de bicicleta. O prefeito Dilador Borges disse que há planos de criação de uma nova ciclovia e explicou a eles a importância da atividade física como forma de colaborar com o crescimento das crianças.

O funcionário mirim do expediente do gabinete do prefeito, João Vidovix, foi convidado a participar do encontro. Ele, que já foi atendido pelo Caps i, contou um pouco às crianças sobre as atividades que realiza. João foi contratado recentemente através da Fundação Mirim e participou do programa Time do Emprego, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT).

Josiane de Souza, assistente social do Caps i, explica que a ideia de visitar o gabinete do prefeito surgiu através de uma das reuniões dos técnicos do Centro. “Buscamos ampliar a visão das crianças e adolescentes. Além das atividades realizadas diária e periodicamente no Caps, buscamos trabalhar a cidadania e a inserção social delas durante as visitas a outros locais, como o gabinete do prefeito”.

Também acompanharam as crianças a terapeuta ocupacional, Maiara Barion, e a gerente de Saúde da Organização Social Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes, Leodete Guerhardt. Todos foram servidos com salgadinhos, lanches e bebidas.

CAPS INFANTIL

O Caps i foi inaugurado em maio de 2017. Mantida pela Prefeitura de Araçatuba, junto à Organização Social Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes,a unidade é voltada ao público infanto-juvenil.

São atendidas crianças com idade a partir de oito anos com transtornos mentais relacionados a substâncias psicoativas (álcool e drogas) e também adolescentes que poderão ser encaminhados por órgãos como Promotoria, UBS (Unidade Básica de Saúde) e Cras (Centro de Referência em Assistência Social) e também pelas famílias dos menores. Desde sua inauguração, foram prestados mais de 850 atendimentos.

O Caps Infantil está localizado à Rua Silvio Russo, 263, bairro Água Branca. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 18h30. Telefone para contato: 3637-1010.