Cerca de 200 participantes de 25 municípios da região pertencentes ao Departamento Regional de Saúde (DRS-2) estiveram na 1ª Conferência Regional Uma Só Saúde no Enfrentamento às Arboviroses.
O evento, realizado nesta quinta-feira (27) no UniSalesiano, foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba, em parceria com o DRS-2, Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP) e a Zatti Saúde.
Entre os participantes estavam secretários municipais de Saúde, coordenadores e supervisores, enfermeiros e agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.
MOVIMENTO
Para o gerente de campo de Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) de Araçatuba, Guilherme Santos, “a conferência reforçou importância das políticas públicas integradas para fortalecimento de ações de controle vetorial e assistencial à saúde”. Ele expressou o desejo de que a conferência seja um movimento, muito mais que um evento.
“Seja um movimento de união entre vigilância e assistência, entre gestão e território, entre a ciência e a prática, entre o serviço e a comunidade. Que cada relato, cada fala, cada experiência compartilhada na conferência nos inspire a construir um SUS mais integrado, resolutivo e humano”, destacou.
As arboviroses são o grupo de doenças virais transmitidas por mosquitos, como a dengue, chikungunya, zika vírus e a febre amarela. Os participantes debateram o tema “Saúde Sem Fronteiras: Arboviroses e o Desafio da Integração”.
O tema foi abordado em três eixos: Vigilância e Controle Vetorial, Mobilização Social e Educação em Saúde e Gestão e Inovação no Enfrentamento da Dengue. Houve debate sobre estratégias de bloqueio de transmissão, ações comunitárias de prevenção, investimentos municipais e troca de experiências exitosas por meio de 25 trabalhos de Araçatuba, Andradina, Birigui, Piacatu, Guaraçaí e Ilha Solteira.
CATEGORIAS
Algumas experiências foram premiadas em categorias. A de Melhor Resultado das Ações de Arbovirose foi “Manejo Ambiental em Residência de Acumulador” (Araçatuba); a Experiência Inovadora na Luta contra a Arbovirose foi a “Estratificação do Município: Tecnologia como Ferramenta para Combate as Arboviroses” (Andradina), e “Vem aí Mais um Episódio da Série de olho no seu Quintal” (Piacatu) recebeu Menção Honrosa.
Três trabalhos apresentados receberam certificado de destaque em saúde pública, dois de Araçatuba, o “Missão Dengue Zero” (Rosângela Gonçalves) e “Uma Missão Impossível! Sem sua ajuda no combate a dengue” (Ana Claudia da Silveira Fogaça e Alexandro Ribeiro Bonilha), e o terceiro é “Integrando ACS e ACE no Combate à Dengue – Experiências de Ilha Solteira” (João Henrique Silva Pinto Moraes).