Araçatuba será o centro do debate sobre arboviroses, grupo de doenças virais transmitidas por mosquitos, como a dengue, chikungunya, zika vírus e a febre amarela. A 1ª Conferência Regional "Uma Só Saúde no Enfrentamento às Arboviroses" será realizada nesta quinta-feira (27).
Organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), Departamento Regional de Saúde (DRS-2) e a Zatti Saúde, o evento acontecerá das 7h30 às 17h, no auditório Papa Francisco, do UniSalesiano.
PÚBLICO-ALVO
São esperados para a conferência 200 participantes, de 25 municípios da região pertencentes ao DRS-2. O público-alvo são secretários municipais de Saúde, coordenadores e supervisores, enfermeiros e agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.
Com o tema “Saúde Sem Fronteiras: Arboviroses e o Desafio da Integração”, o evento vai reunir especialistas que irão estimular reflexões sobre a gestão e organização dos serviços de saúde nos municípios, visando o fortalecimento de ações de controle vetorial e assistencial à saúde.
Entre os palestrantes confirmados estão a professora e delegada do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, Aparecida de Fátima Michelin; o engenheiro agrônomo do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Ribeirão Preto, Maurício Vladimir Botti; e a infectologista Heloísa Liberatori Gimaiel.
PROGRAMAÇÃO
Serão abordados três eixos: Vigilância e Controle Vetorial, Mobilização Social e Educação em Saúde e Gestão e Inovação no Enfrentamento da Dengue. Serão tratadas estratégias de bloqueio de transmissão, ações comunitárias de prevenção, investimentos municipais, entre outros assuntos.
A conferência contará também com espaço para troca de experiências exitosas. Serão apresentados 25 trabalhos inscritos, das cidades de Araçatuba, Auriflama, Andradina, Birigui, Piacatu, Guaraçaí e Ilha Solteira, distribuídos por salas, conforme os eixos temáticos.
As experiências serão avaliadas e três serão premiadas no encerramento do evento. Serão concedidos os prêmios: Melhor Resultado das Ações de Arbovirose, Experiência Inovadora na Luta contra a Arbovirose e Menção Honrosa.
“O congresso será um espaço para intercâmbio de experiência, dar visibilidade às práticas de saúde e o fortalecimento das ações de controle e cuidado das arboviroses, segundo a realidade de cada território”, afirmou o gerente de campo de Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Guilherme Santos.