A Companhia OBS, de Araçatuba (SP), vai apresentar o espetáculo de dança contemporânea "Corpo História" no Espaço Cultural Pé DiReitO, em Brasília (DF). O evento será nesta sexta-feira (23), com entrada gratuita e classificação indicativa livre.
O espetáculo foi contemplado com editais de circulação nacional e estadual em 2024. Selecionado com nota máxima no Edital de Mobilidade do Ministério da Cultura e da Funarte, Corpo História fará sua primeira apresentação fora do estado de São Paulo, em parceria com o Festival Ibero-americano de Artes Integradas de Brasília. Além disso, o espetáculo passará por 15 cidades paulistas com apresentações gratuitas a partir do próximo semestre.
A Companhia OBS trabalha na pesquisa corporal coletiva desde 2021, abordando o impacto das estradas de ferro no interior paulista. A história da ocupação territorial e seus impactos sobre os povos originários são temas centrais na construção artística da obra.
A direção e coreografia são de Caique Teruel, e a sonoplastia é assinada por Zé Renato Gimenes, que utiliza elementos indígenas e sons da natureza na composição musical.
ELENCO
O elenco é formado por Amanda Proietti, Daniela Parra, Fernando Costa, Pablio Guedes, Patrícia Pagan e Yasmin Neves. A iluminação é de Caique Teruel e Mateus Medeiros, e a fotografia de João T.K. A produção fica a cargo de Pedro Böor e Giulia Sorpilli.
O espetáculo Corpo História foi produzido com recursos do Fundo Municipal de Apoio a Cultura a partir de edital lançado pela Secretaria Municipal de Cultura. Nasceu como uma performance homônima e, ao longo dos anos, consolidou-se como uma peça de dança contemporânea que conecta arte e história. Em Brasília, o público terá a oportunidade de presenciar essa montagem única.