Circuito Sesc de Artes agitou o domingo na Praça Cecap

Publicado em 23 de Outubro de 2023 às 15:03 Circuito Sesc de Artes agitou o domingo na Praça Cecap

Araçatuba recebeu, no domingo (22), o Circuito Sesc de Artes, promovido pelo Sesc São Paulo em parceria coma Secretaria Municipal de Cultura, realizado na Praça Osvaldo Pereira, a Praça Cecap, no bairro Aviação, com atrações culturais para todos os públicos, gostos e idades.

O Circuito Sesc de Artes, projeto que percorre, de 21 de outubro a 26 de novembro, 123 cidades, apresenta 75 atividades gratuitas nas áreas de artes visuais e tecnologias, cinema, circo, dança, literatura, música e teatro Realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio, serviços e turismo locais, o Circuito ocupa espaços públicos nas cidades, proporcionando experiências e sensibilizando o encontro com a arte e a cultura.

“O nosso cenário cultural sempre contou com a importante parceria do Sesc. O Circuito Sesc de Artes é um programa imperdível, pela variedade e qualidade das apresentações para todas as idades. valoriza Tieza Lemos Marques, Secretária de Cultura de Araçatuba. O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, e a vice-prefeita Edna Flor também conferiram as apresentações.

Para a gerente da Gerência de Ação Cultural do Sesc São Paulo, Érika Mourão, “o Circuito Sesc de Artes reforça a contribuição do Sesc para comunidades culturalmente ativas e cidadãs, em um convite para participação das múltiplas programações realizadas nas praças”. Ao fortalecer a presença da instituição em municípios onde não existem unidades permanentes do Sesc, continua Érika, “o Circuito valoriza o intercâmbio de experiências, o encontro e participação de pessoas com interesses diversos, por meio de ações com caráter educativo e sociocultural, com propostas que são fruto de um processo de pesquisa e curadoria coletiva, atenta à diversidade e representatividade de gênero e etnias”.

Araçatuba recebeu a Bikeoteca, uma bicicleta transformada em biblioteca ambulante, com estantes, prateleiras e cerca de 300 livros no acervo junto ao grupo Histórias da Nana, de Presidente Prudente. Também teve a interação “Cabeção pelo mundo”, a dançarina e pesquisadora Maria Eugenia Tita e banda apresentam o boneco Cabeção, inspirado em uma tradição paraense e herdeiro das tradições populares brasileiras.

No Cinema em realidade virtual: Amazônia viva, com óculos e fones de ouvido especiais para experiências de realidade virtual, o público foi transportado para a região do rio Tapajós e viajou ao coração da floresta; As DJs Alliblack e Emily Souza executaram ritmos da cultura negra, como hip hop, jazz, blues, samba, soul, funk e afrobeat.

No picadeiro do Herolino, o Faxineiro, o ator Erickson Almeida inventa números incríveis de equilibrismo, malabarismo e acrobacias, transformando a limpeza em um grande show totalmente sem falas, mas com muita criatividade e emoção.

A Oficina do Dedécio, do artista, educador e musicoterapeuta André Pereira Lindenberg, trouxe a Sonorilândia e Sinopets, ensinando a construção de sinos e sinfonia com garrafas pet e a vivência da composição musical; A Moda de Rock, de Ricardo Vignini e Zé Helder, transformar canções clássicas do rock em versões instrumentais para viola caipira, com sucessos de bandas nacionais, como Mutantes, Novos Baianos, Ira! e Plebe Rude, e estrangeiras, a exemplo de Beatles, Nirvana, Queen e Led Zeppelin.