A unidade móvel ficará até o dia 13 de novembro na Praça Rui Barbosa
Araçatuba recebe, a partir deste domingo (9), a Carreta do Museu Catavento, um museu itinerante com experiências científicas interativas e oficinas educativas para a população. A unidade móvel ficará até o dia 13 de novembro na Praça Rui Barbosa, no centro da cidade.
A iniciativa faz parte do projeto “Museu Catavento: Ciência que vai até você”, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com patrocínio da Shell e apoio da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
VISITAÇÃO
A carreta estará aberta para visitação gratuita do público das 8h30 às 17h30, com o último grupo entrando até as 17h. Além da exposição interativa, haverá oficinas educativas na área externa da praça, sempre das 9h às 11h30 e das 14h às 17h. O veículo possui entrada com acessibilidade.
O circuito interno da carreta tem duração de 25 minutos, atendendo grupos de até 20 pessoas por sessão. A visita é acompanhada por quatro educadores do Museu Catavento treinados para dar monitoria em cada um dos aparelhos instalados no veículo.
Unidades escolares públicas e privadas, universidades e instituições da cidade interessadas em visitar a Carreta do Museu Catavento devem fazer o agendamento prévio no Departamento de Patrimônio Cultural, por meio do telefone (18) 3637-3736.
EXPERIÊNCIAS INTERATIVAS
Com estrutura de 60 metros quadrados de área expositiva, o museu itinerante reúne nove experiências interativas nas áreas de física, química, biologia, geografia e história, pensadas para despertar a curiosidade do público e fomentar a divulgação científica por meio de atividades lúdicas.
Entre os destaques do museu estão o Gerador de Van de Graaf — que faz o cabelo se arrepiar com a energia estática —, uma bicicleta que gera energia, uma maquete tridimensional do núcleo da Terra e monitores que reproduzem o canto de 30 aves brasileiras.
O projeto da instituição Museu Catavento, que integra o programa CultSP na Estrada, é voltado à promoção e circulação de projetos culturais em diversas regiões do Estado, ampliando e democratizando o acesso à ciência, à cultura e ao conhecimento.