Balcão de Empregos de Araçatuba ganha novo site

Publicado em 06 de Setembro de 2023 às 11:59 Balcão de Empregos de Araçatuba ganha novo site

O Balcão de Empregos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT) de Araçatuba ganhou um novo visual. Mais do que isso, o site traz uma navegação ainda mais ágil, fluida, interativa e com novos formatos. A proposta é melhorar a experiência do usuário e tornar mais fácil a busca por vagas de emprego.

É possível acessá-lo pelo site da prefeitura através da barra de busca ou pelo link aracatuba.sp.gov.br/balcaodeempregos . O site também oferece, periodicamente, vagas para cursos gratuitos.

Outra novidade é que as empresas poderão fazer seus cadastros diretamente no site e registrar a vaga disponível, praticamente extinguindo o uso de papel nesses processos, gerando economia tanto para as empresas como para a prefeitura.

Nesta quarta-feira (6), foi realizada uma reunião entre a equipe desenvolvedora do site, Global Websites, representantes da SMDERT e do DTIMA (Departamento de Tecnologia da Informação e Modernização Administrativa) com a prefeita em exercício, Edna Flor, para a apresentação do novo site.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Laerte Rocha, afirmou que o Currículo Digital do Balcão de Empregos é uma ferramenta que conecta candidatos e empresas, aumenta a visibilidade dos currículos cadastrados e amplia as chances de contratação. “A plataforma oferece praticidade, promovendo a dignidade e eliminando deslocamentos desnecessários do candidato a uma vaga. A pessoa pode fazer o cadastro e atualização de seu currículo no conforto da sua casa tanto pelo computador quanto pelo celular”, pontuou.

Laerte adianta que o próximo passo será o acesso para empresas via aplicativo de celular, que por enquanto é realizado apenas em plataforma para computadores. Outra novidade será a inserção de vídeos com dicas para os candidatos que buscam oportunidades no mercado de trabalho.

CURRÍCULO DIGITAL

O currículo digital do Balcão de Empregos foi lançado durante a pandemia de covid para agilizar a relação entre as empresas que divulgam suas vagas e as pessoas que procuram emprego. “À época, além das oportunidades serem escassas, havia o distanciamento social. Esse novo formato veio oferecer a segurança de não precisar mais ser um procedimento presencial”, lembra o secretário.

Desde a implantação do site, já houve mais de 14 mil currículos cadastrados e 2 mil vagas ofertadas pelas empresas. Cerca de 600 currículos são visualizados todos os meses pelas empresas interessadas.

COMO FUNCIONA

A pessoa interessada pode acessar o site aracatuba.sp.gov.br/balcaodeempregos e preencher todos os campos com suas informações, qualificações, habilidades e experiências, definindo a vaga a que quer se candidatar. O currículo é enviado diretamente ao banco de dados do Balcão de Empregos, de acordo com o perfil do cadastrado.

É importante lembrar que o atendimento presencial, na SMDERT, continua funcionando.