Bairro Engenheiro Taveira vai ser asfaltado

Publicado em 20 de Maio de 2024 às 15:20 Bairro Engenheiro Taveira vai ser asfaltado

Investimento público total, entre galerias de drenagem e pavimentação, é de R$ 10 milhões

Contemplando 33 mil metros quadrados de asfalto, a ordem de serviço para pavimentação do bairro Engenheiro Taveira, em Araçatuba, foi assinada na manhã de domingo (19), em evento especial junto aos moradores no próprio bairro, em frente à capela São Sebastião e São Vicente.

A obra foi anunciada tendo prazo de seis meses para conclusão, com início nesta segunda-feira, 20 de maio, ao investimento de R$ 4,5 milhões (quatro milhões, quatrocentos e noventa mil, oitocentos e cinquenta e sete reais e oito centavos), a ser executada pela empresa Pérola Construtora Ltda.

O contrato prevê os serviços de infraestrutura para pavimentação asfáltica, guias e sarjetas; sinalização viária horizontal e vertical; e placa informativa sobre a obra no bairro. Além da pavimentação, foi anunciada, no mesmo evento, a substituição de toda a iluminação do bairro por lâmpadas de LED, dentro do programa de revitalização de todo o parque de iluminação pública da cidade.

Participaram da assinatura o Prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, e o chefe de gabinete da Prefeitura, Deocleciano Borella Jr; o engenheiro e secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Ernesto Tadeu Capela Consoni, e a procuradora Lara Miranda marques, representando a Pérola Construtora Ltda. Também presenciaram a assinatura moradores das proximidades do evento, vereadores de Araçatuba e demais secretários municipais.

O prefeito Dilador Borges relembra as benfeitorias anteriores realizadas no bairro Engenheiro Taveira, como melhorias na qualidade da água, no saneamento básico de esgoto e na regularização das escrituras das casas, trabalho intenso da vice-prefeita Edna Flor, à época também secretária municipal de Participação Cidadã, junto ao Programa Cidade Legal de regularização fundiária pelo Governo do Estado de Sâo Paulo. “Então isso é respeito com o dinheiro público, respeito aos moradores de Taveira, respeito a esse bairro que tem muito a ver com a história de Araçatuba”.

Galerias de drenagem

Considerada emblemática para a Prefeitura de Araçatuba, a obra é precedida pela fase de construção das galerias para drenagem de águas pluviais, em execução pela Construtora Vilarinho LTDA-EPP. O valor dos serviços contratados foi de R$5,5 mi (cinco milhões, quatrocentos e noventa e nove mil, novecentos e trinta reais e sessenta e um centavos).

A implantação de galerias inclui escavação, transporte de solo, reaterro, escoramentos, tubos de concreto, bocas de lobo, poços de visita, sarjetões, caixas de passagem, dissipadores e canaletas. Toda a água captada das ruas do bairro Taveira será direcionada a uma canalização lateral à via Caram Rezek, a desaguar no córrego Paquerê, nas proximidades do bairro.