Arquitetos vão lançar e-book "Prédios de Araçatuba" com apoio da Prefeitura

Publicado em 09 de Agosto de 2023 às 11:22 Arquitetos vão lançar e-book

Os araçatubenses Márcio Fontão e Jean Reche vão lançar, neste sábado (12), um e-book chamado Prédios de Araçatuba.

O projeto é realizado com apoio da Prefeitura de Araçatuba, através da Secretaria de Cultura, Fundo Municipal de Apoio à Cultura, Conselho Municipal de Políticas Culturais e Programa de Fomento à Cultura.

Em 2021, a Secretaria de Cultura lançou um edital de seleção de projetos de publicação de livros inéditos. Jean Reche, arquiteto e urbanista, e Márcio Fontão, professor e pesquisador de arquitetura e urbanismo, ganharam o edital e, em 2022, começaram a produção do livro.

Dentre os 30 edifícios selecionados para a abordagem, foram escolhidos 14 prédios para o livro. O processo de produção se deu em três etapas. Primeiro, foram feitas análises bibliográficas nos acervos da Biblioteca Municipal. Depois, numa segunda etapa, eles analisaram pranchas e desenhos nos setores de cadastro e de engenharia da prefeitura, buscando conhecer o autor e ano em que foram construídos cada um dos prédios. O trabalho de pesquisa foi finalizado com visitas aos locais, o que proporcionou a eles contato com usuários, moradores e funcionários dos prédios.

Os edifícios abordados têm datas de construção desde os anos 1950 até 2018, passando por nomes como Edifício Araçatuba, Edifício Arbex, Edifício Saito, Edifício Siran, Edifício Casablanca, Edifício Manhattan, Edifício Parioli e Edifício New York Tower.

POR QUE NÃO EM ARAÇATUBA?

Jean disse que em grandes capitais, como São Paulo e Curitiba, é comum arquitetos lançarem livros abordando os aspectos arquitetônicos dos prédios. “Dessa forma, eu pensei: por que não, aqui em Araçatuba, a gente ter um livro assim? Na correria do dia a dia, acho que a maioria dos araçatubenses que transita pelo calçadão, pela praça Rui Barbosa, acaba não percebendo os prédios e a riqueza de detalhes que esses exemplares têm”.

Márcio Fontão explica que o livro não aborda aspectos históricos dos edifícios. “Esse não é um levantamento histórico sobre a origem, as condições, o contexto e as circunstâncias. O que buscamos é fazer uma modesta análise arquitetônica de exemplares de arquitetura de prédios em altura na cidade de Araçatuba. Tentamos mostrar as características pontuais de cada período, os modos e especificações que essas arquiteturas operam, como por exemplo, se o edifício é comercial ou residencial. Então, além de ser inédito em Araçatuba um livro com essa abordagem, é importante no sentido também de comparar e, tangencialmente, acaba informando como as pessoas vivem, onde elas trabalham e como essas arquiteturas são elaboradas e construídas. É também, em certo sentido, uma contribuição histórica mesmo que em segundo plano”, finaliza Fontão.

O e-book será lançado on-line neste sábado, dia 12 de agosto, às 20h. Será possível acompanhar o lançamento através de um vídeo que será publicado no Instagram @prediosdearacatuba .

FICHA TÉCNICA
Produção: Xangô Produções
Fotografia: Felipe Cuine
Realização: Prefeitura de Araçatuba - Secretaria de Cultura, Fundo Municipal de Apoio à Cultura, Conselho Municipal de Políticas Culturais e Programa de Fomento à Cultura 2022.

Lançamento on-line do E-book Prédios de Araçatuba
Data: 12/08 às 20h
Informações pelo Instagram: @prediosdearacatuba.