Araçatuba terá um mês dedicado à celebração do patrimônio histórico e cultural do município. De 1º a 23 de agosto, várias atividades educativas e culturais serão realizadas em espaços históricos, oferecendo ao público bate-papos, palestras, apresentações artísticas e exposições gratuitas.
Os eventos serão promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura, em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17 de agosto).
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo e o programa CultSP Pro também realizarão ações especiais no município.
RAÍZES
A secretária municipal de Cultura, Vanessa Manarelli, pontuou que a proposta da programação especial de agosto vem ao encontro dos objetivos da administração municipal, que é o fortalecimento das raízes e da identidade da população araçatubense.
“Nesse sentido, a realização de ciclos formativos, como os que promoveremos ao longo do mês com importantes parceiros das esferas local e estadual, vêm fortalecer e dar visibilidade à política de conservação e valorização do nosso patrimônio local”, afirmou.
JORNADA DO PATRIMÔNIO
A programação será aberta com a “Jornada do Patrimônio”, nos dias 1º e 2 de agosto, destacando a importância da malha ferroviária no desenvolvimento da cidade. O Museu Ferroviário e a Casa do Engenheiro Chefe serão palco de muita música e palestras que irão resgatar a memória dos dois locais.
A iniciativa é do Governo de São Paulo, em parceria com o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), e com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).
TRILHAS
Entre os dias 5 e 23 de agosto, a Secretaria Municipal de Cultura promoverá as “Trilhas do Patrimônio Cultural”, um conjunto de ações de valorização do patrimônio histórico e da cultura caipira de Araçatuba, com atrações no Museu Ferroviário e na Biblioteca Municipal.
O CultSP Pro, programa de qualificação profissional, inovação e sustentabilidade do Governo de São Paulo, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), realizará no dia 19 de agosto uma palestra no Museu Ferroviário, seguida de uma visita técnica no Cemitério da Saudade.
Outro destaque da programação é a apresentação do Guia Histórico e Cultural de Araçatuba, uma realização da historiadora, professora e doutora em Ciência Política, Angela Inês Liberatti. Será no dia 21 de agosto, no auditório da Fundação Educacional Araçatuba (FEA).