Araçatuba recebe a 6ª edição da Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo, nesta sexta-feira (1º) e sábado (2). Com foco na memória ferroviária, a programação inclui exposição, palestras, visita guiada e apresentações musicais gratuitas para toda a população.
O evento é promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em parceria com o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), e com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).
MUSEU FERROVIÁRIO
O Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues será palco de várias atrações nos dois dias do evento. Na sexta-feira, a abertura será com a palestra “Patrimônio da Industrialização: as ferrovias e a ocupação do interior de São Paulo”, a partir das 9h.
Das 18h30 às 19h30 será ministrada a palestra “Lugares que contam história: o Complexo Ferroviário de Araçatuba como memória viva”. A programação do dia será encerrada com a apresentação musical “Melodias que atravessam o tempo”, com a dupla Rodrigues Viola e Henrique.
No sábado, a partir das 10h, haverá a palestra “Abordagens Didáticas do Museu Ferroviário”. Até o dia 23 de agosto, o público poderá conferir no museu a exposição “Faces da Ferrovia”, com fotos dos ex-ferroviários da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB) de Araçatuba.
CASA DO ENGENHEIRO CHEFE
Ainda no sábado, a Casa do Engenheiro Chefe, tombada como Patrimônio Histórico de Araçatuba, recebe, às 14h30, a apresentação musical da Banda Regimental de Música da Polícia Militar, tombada como Patrimônio Imaterial de Araçatuba.
Em seguida, haverá o “Café com Histórias”, uma roda de conversa com profissionais que trabalharam, projetaram ou atuaram na casa do engenheiro. A jornada será encerrada com uma visita guiada pelo espaço, que está passando por uma obra de restauro.
A secretária municipal de Cultura, Vanessa Manarelli, disse que a jornada destaca a importância da malha ferroviária no desenvolvimento de Araçatuba. “A própria utilização do canteiro de obras da Casa do Engenheiro Chefe como parte da programação já começa a devolver à população o uso de um importantíssimo patrimônio da nossa cidade”, afirmou.
Confira a programação completa da Jornada do Patrimônio:
No Museu Ferroviário – Rua Joaquim Nabuco, 125, Centro
EXPOSIÇÃO: Faces da Ferrovia
Gratuito
Data: 1º a 23 de agosto
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; aos sábados, das 9h às 17h
Informações: exposição de fotos dos ex-ferroviários da NOB Araçatuba
PALESTRA: Patrimônio da Industrialização: as ferrovias e a ocupação do interior de São Paulo
Gratuito
Data: 1º de agosto
Horário: 9h às 10h
Informações: com Ludmilla Tidei de Lima, mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo e coordenadora do Escritório Descentralizado do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) regional de Bauru
PALESTRA: Lugares que contam história: o Complexo Ferroviário de Araçatuba como memória viva
Gratuito
Data: 1º de agosto
Horário: 18h30 às 19h30
Informações: com Ananda Soares Rosa, mestre em Arquitetura e Urbanismo e docente universitária
ATRAÇÃO MUSICAL: Melodias que atravessam o tempo
Gratuito
Data: 1º de agosto
Horário: 20h
Informações: com a dupla Rodrigues Viola e Henrique
PALESTRA: Abordagens didáticas do Museu Ferroviário
Gratuito
Data: 2 de agosto
Horário: 10h às 11h
Informações: com José Fernando Bacelar – licenciado em História e gestor dos museus
Na Casa do Engenheiro Chefe – Rua 15 de Novembro, 197, Centro
APRESENTAÇÃO MUSICAL
Gratuito
Data: 2 de agosto
Horário: 14h30
Informações: com a Banda Regimental de Música da Polícia Militar, tombada como Patrimônio Imaterial de Araçatuba
CAFÉ COM HISTÓRIAS
Gratuito
Data: 2 de agosto
Horário: 15h às 16h
Informações: Roda de conversa com profissionais que trabalharam, projetaram ou atuaram na Casa do Engenheiro Chefe, para compartilharem suas memórias sobre o lugar
VISITA GUIADA
Gratuito
Data: 2 de agosto
Horário: 16h às 17h
Informações: Visita pela obra de restauro da Casa do Engenheiro Chefe