O Festival de Cinema de Araçatuba retorna à cidade de 3 a 7 de dezembro, com sessões às 19h no Cine Teatro São João, acompanhadas de atividades na Biblioteca Municipal Rubens do Amaral e na Praça João 23, conhecida como Praça do Paraíso (Rua Saldanha Marinho, 1.468).
A segunda edição do evento reúne produções locais e do Interior Paulista, com o objetivo de ampliar o acesso do público ao audiovisual regional. A edição deste ano marca o retorno das exibições no Cine Teatro São João, que volta a funcionar como sala de cinema e espaço de encontro entre produtores e espectadores.
Realizado pela Vem Vento Produções e pela Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba, com apoio do Sesc Birigui e parceria da Neoplan e do Teatro São João, o festival mantém todas as atividades gratuitas.
FORÇA CRIATIVA
Segundo Luana Carvalho, representante da Vem Vento Produções, o festival aproxima o público das histórias que nascem no território. “Muitas pessoas ainda não conhecem a força criativa que temos no Interior, e o festival mostra justamente isso: que Araçatuba tem artistas, produções e criadores capazes de se tornar referência no audiovisual paulista”, afirma.
Luana ainda afirma que o festival existe para abrir espaço de verdade: para diferentes artistas, histórias e formas de criar. “A gente quer levar o cinema para perto das pessoas e também encorajar quem sonha em entrar no audiovisual e não sabe por onde começar”, enfatiza a produtora.
ABERTURA
A abertura acontece no dia 3 de dezembro, às 19h, no Cine Teatro São João, com a exibição do clipe Sansara e a mostra de filmes regionais Gorro Vermelho na Lua Cheia, Silenciados, Invisível e Terras de Maria Chica. Os convites podem ser adquiridos gratuitamente neste site.
No dia 4 de dezembro, às 19h, a Biblioteca Municipal Rubens do Amaral recebe a oficina “Cinema em Construção”, ministrada pela diretora Laís Bodanzky. As vagas são limitadas. Serão três horas de atividade, nas quais os participantes terão contato com o processo criativo da cineasta, poderão apresentar ideias de projetos e receber orientações práticas. As inscrições podem ser feitas neste link.
“As atividades formativas são fundamentais para ampliar o olhar de quem já produz e de quem está começando. Trazer uma diretora como a Laís Bodanzky para dialogar com os profissionais da nossa região é uma oportunidade de potencializar ainda mais as produções locais e fortalecer o audiovisual do Interior”, diz Luana Carvalho.
FILMES
As exibições retornam ao Cine Teatro São João no dia 5 de dezembro, às 19h, com apresentação seguida da mostra de filmes "A.mare", "Movimento Cultural – Batalha de Rima 018", "Volta" e "Minhas Confissões". Os convites podem ser adquiridos gratuitamente neste site.
No dia 6, a programação formativa continua com a atividade “Distribuição no Cinema Independente”, conduzida por Fernando Prudêncio, das 15h às 17h, na Biblioteca Rubens do Amaral. Os interessados podem se inscrever neste link.
Na mesma noite, a Praça do Paraíso recebe uma sessão de cinema ao ar livre a partir das 19h30, com a exibição de Branca de Neve e os Sete Anões (1938) na sessão infantil e, às 21h, o clássico O Garoto (1921), de Charles Chaplin, na sessão adulta.
O festival encerra sua programação no dia 7 de dezembro, das 15h às 18h, na Biblioteca Rubens do Amaral, com um bate-papo aberto ao público, reunindo artistas, diretores, produtores e profissionais do audiovisual da região.
MOMENTO PERFEITO
“Queremos muito ver a população araçatubense acompanhando a nossa programação. Quem ama cinema ou quer conhecer melhor o que está sendo feito no Interior, esse é o momento perfeito para estarmos juntos”, finaliza Luana.
Com uma programação gratuita, diversificada e voltada para todos os públicos, o Festival de Cinema de Araçatuba convida a comunidade e os amantes do cinema a conferir as produções locais, participar das atividades formativas e prestigiar os encontros com os profissionais do audiovisual.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
03/12 – Estreia do festival
Local: Cine Teatro São João
Endereço: Rua Dr. Luiz Nogueira Martins, 280, Bairro São João
Horário: 19h às 21h
19h – Abertura oficial
19h25 – Exibição do clipe Sansara
19h30 – Mostra de Filmes:
- Gorro Vermelho na Lua Cheia
- Silenciados
- Invisível
- Terras de Maria Chica
Ingressos Gratuitos: https://www.sympla.com.br/evento/2-festival-de-cinema-de-aracatuba/3225139.
04/12 – Oficina com Laís Bodanzky
Local: Biblioteca Municipal Rubens do Amaral
Endereço: Rua Armando Sales de Oliveira, 277, Bairro das Bandeiras
Horário: 19h às 22h
Oficina: “Cinema em Construção”
Com a diretora Laís Bodanzky (Bicho de Sete Cabeças, Como Nossos Pais, A Viagem de Pedro)
Vagas limitadas
05/12 – segundo dia de exibições
Local: Cine Teatro São João
Endereço: Rua Dr. Luiz Nogueira Martins, 280, Bairro São João
Horário: 19h às 21h
19h – Apresentação
19h30 – Mostra de Filmes:
- A.mare
- Movimento Cultural – Batalha de Rima 018
- Volta
- Minhas Confissões
Ingressos gratuitos: https://www.sympla.com.br/evento/2-festival-de-cinema-de-aracatuba/3225139
06/12 – Atividades Formativas + Sessão ao ar livre
Distribuição no Cinema Independente – com Fernando Prudêncio
Local: Biblioteca Rubens do Amaral
Endereço: R. Armando Sales de Oliveira, 277 - Bairro das Bandeiras
Horário: 15h às 17h
Cinema na Praça – Sessão especial ao ar livre
Local: Praça do Paraíso
Endereço: Rua Saldanha Marinho, 1.468, Bairro Paraíso
Horário: 19h30 às 22h
Sessão Infantil – 19h30
Branca de Neve e os Sete Anões (1938) – 1h23
Sessão Adulto – 21h
O Garoto, de Charles Chaplin (1921) – 52 min
07/12 – Encerramento do festival
Local: Biblioteca Rubens do Amaral
Endereço: Rua Armando Sales de Oliveira, 277, Bairro das Bandeiras
Horário: 15h às 18h
Bate-papo com artistas do audiovisual da região
Encontro aberto ao público com diretores, produtores e profissionais convidados