Nesta sexta (29) e sábado (30), Araçatuba recebe o grupo Robo.Art, de São José do Rio Preto, que oferecerá a oficina “Corpomáquina – Tecnologia das raízes”. As ações são gratuitas, realizadas por meio de recursos do ProAC, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Governo do Estado de São Paulo. A ação tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Envolvendo dança, performance e sensores musculares, “Corpomáquina” é fruto de uma pesquisa continuada sobre integração de linguagens e criações de dispositivos, que procura também repensar o corpo, o movimento e a arte diante uma dinâmica de redes e circuitos cocriativos.
Na sexta (29), o grupo se apresenta no evento de lançamento da programação do Festara e fará a oficina "Dispositivo, tecnologia e instrumentalização artística” na inauguração do Centro Cultural Associata.
No sábado (30), a apresentação e a oficina "Corpoxmáquina: a relação do corpo em movimento e dispositivos em cena" serão no Cineteatro "Silvia Teodoro", na Estação Cidadania, no Jardim Atlântico.
Para participar das oficinas basta preencher o formulário disponibilizado no link https://www.robo.art.br/inscri%C3%A7%C3%B5es .
SOBRE
Ao explorar as fronteiras entre corpo e máquina, o espetáculo performático intermídia “Corpomáquina” propõe a reflexão sobre o limite entre o biológico e o sintético, e sua inevitável fusão proporcionada pela busca incessante da transcendência das limitações do ser humano. Aborda o questionamento de até onde o corpo é humano, onde se torna máquina e onde ocorre a transcendência deste corpo para máquina. Classificação indicativa: 10 anos. Duração: 40 minutos.