Araçatuba participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicado em 24 de Outubro de 2017 às 14:39 Araçatuba participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Prefeitura de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Educação, inicia nesta terça-feira (24), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento que ocorre simultaneamente em todo o país e de realização do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Em Araçatuba, a abertura oficial da Semana ocorreu no Clube dos Bancários, com a presença de autoridades, professores, monitores, alunos de escolas municipais e estaduais, e demais envolvidos na organização do evento. As atividades são desenvolvidas pelas escolas municipais, em parceria com escolas estaduais, através da Diretoria Regional de Ensino, Etec (Escola Técnica Estadual), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unisalesiano e Câmara Municipal de Araçatuba. De acordo com a organização, a expectativa de público para os quatro dias de evento é de cinco mil pessoas.

O tema deste ano é a matemática. Foram montados estandes para a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, que ficam responsáveis por apresentar aos visitantes cada detalhe de suas obras. Foram desenvolvidos projetos envolvendo robótica, atividades educativas que incentivam a prática de soma e subtração a partir de raciocínio lógico, jogos matemáticos confeccionados com diferentes tecnologias, entre outros.

Os alunos Lucas Gabriel de Lima Francisco Fagundes e Luis Henrique de Oliveira Caetano, ambos do 4º ano da Emeb Mário de Moura, disseram nunca terem ido a uma feira de ciências, e ficaram surpresos com tantas criações diferentes.

A secretária de Educação, Silvana de Sousa e Souza, agradeceu a todos que colaboraram para a realização das atividades, e parabenizou a criatividade dos alunos na elaboração dos trabalhos para a exposição.

Edna Flor afirmou que a parceria das secretarias municipais com o Estado e as organizações educacionais é fundamental para a realização do projeto. “Como é bom ver todos vocês juntos, aprendendo e conhecendo coisas novas em um ambiente repleto de conhecimento. Parabéns a todos pela iniciativa e por dar a oportunidade da convivência das crianças com temas que incentivam a ampliação de seus horizontes” .

A exposição estará disponível até sexta-feira, dia 27, no Clube dos Bancários, localizado na rua Clóvis Pestana, 495 – Jardim Ipanema. Os trabalhos podem ser visitados diariamente das 8h às 10h e das 13h às 15h30.

AEDES AEGYPTI

Na mesma ocasião, ocorreu a abertura oficial da Semana Nacional de Combate ao Aedes Aegypti. A Secretaria Municipal de Saúde, através Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), disponibilizou em um estande com exemplares de animais peçonhentos, como forma de educar as crianças e fazê-las reconhecer sobre os perigos que esses animais apresentam. Os profissionais do CCZ também deram orientações sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika.