O artesanato do Zé do Bambu e a Catira de Araçatuba são os representantes da cidade na primeira edição de 2025 do festival Revelando SP, em Barretos.
O evento, que é gratuito e vai ser realizado no Recinto Paulo de Lima Correa, começa nesta sexta-feira (16) e vai até domingo (18). Serão 80 participantes entre artesãos, culinaristas e manifestações artísticas, com a presença de 44 municípios.
O festival também contará com shows de Renato Teixeira; do trio Barra da Saia, em homenagem ao centenário de Inezita Barroso; da dupla Carreiro & Capataz; e da Big Band – Orquestra Sinfônica de Barretos. Além disso, haverá o lançamento do livro "O folclore é um processo", de Estevão Amaro dos Reis, e a exposição "Arte Sacra para ver e sentir", realizada em parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo.
As próximas edições ocorrerão em Iguape, São José dos Campos, Presidente Prudente e São Paulo. Em agosto, em Presidente Prudente, Araçatuba será representada novamente pelo Zé do Bambu e pela Catira, além do Caldo do Artista, como culinária tradicional local. Além deles, foram classificados como suplentes os projetos “Entalhe em Madeira – Seu Ivan” (Artesanato) e “Sítio Doce” (Culinária).
HISTÓRICO
A escolha dos representantes de Araçatuba começou com as inscrições de 16 selecionados, entre os 21 artistas locais, que manifestaram interesse em participar do Programa Revelando SP 2025. As prefeituras dos municípios paulistas tiveram até 7 de abril para inscrever os representantes de cultura tradicional local em até três categorias: Artesanato, Culinária e Manifestações Artístico-culturais.
A gestão e produção do Revelando SP é da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), em parceria com a Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo.
Com mais de 60 edições realizadas ao longo de quase três décadas, o Revelando SP é considerado o maior festival de economia criativa e cultura tradicional do Estado.
A participação de Araçatuba no festival é resultado do trabalho de valorização dos saberes tradicionais promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, que reafirma seu compromisso com a preservação da identidade cultural e o fortalecimento da economia criativa local.