Alunos da rede municipal fazem feira de empreendedorismo

Publicado em 13 de Novembro de 2018 às 16:54 Alunos da rede municipal fazem feira de empreendedorismo

A Prefeitura de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba, em parceria com o Sebrae, realizou a feira JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos, envolvendo as escolas da rede municipal de ensino. O evento ocorreu de manhã e à tarde de terça-feira (13), na Emeb Profª Ermelinda Geralda da Silva Soga.

Com exposição e venda de produtos em barracas, a feira foi organizada por alunos, professores e coordenadores pedagógicos, com participação de 2.000 alunos de 14 escolas. O Projeto Jovens Empreendedores incentiva os alunos de 1º a 5º ano a buscar autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade, incentivando-os a desenvolver habilidades e comportamentos empreendedores.

Os produtos expostos e à venda foram confeccionados pelos próprios alunos, sendo brinquedos ecológicos feitos com materiais recicláveis, sabonetes decorados, sachês, vasinhos, temperos, bolachinhas e doces. Além da produção destes itens, as crianças cuidaram das caracterizações das barracas e de si mesmas, que eram divulgadoras, atendentes e operadoras de caixa de seus empreendimentos.

A cerimônia de abertura teve participação da vice prefeita de Araçatuba, Edna Flor, que representou o prefeito Dilador Borges, a secretária municipal de Educação, Silvana de Sousa e Souza, a gerente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas), Silvia Furio , e a gestora do Sebrae, Luciana Muller Lima, e as diretoras Mara Frazzile Silva, da Emeb Ermelinda, e Cristiane Silva, do Departamento de Educação Complementar. Também presenciaram o evento o vereador Marcio Saito e o assessor executivo da SMDERT (Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho), Celso Gatto Jr.

“É um presente ver um projeto de empreendedorismo nas escolas e que está dando tão certo. Isso significa muito, pois muda a vida de uma criança” celebra Silva Furio, do Sebrae.

Silvana parabeniza as crianças, professores e gestores que se comprometeram e se envolveram.” Vocês nos contagiam com alegria e entusiasmo. Já sabemos de crianças que já até influenciaram na renda da família. Também agradecemos muito ao prefeito e a vice, que apoiaram de pronto quando levamos o projeto da feira”.

O vereador Marcio Saito lembrou de capacitação de professores universitários pelo Sesi, para disciplina de empreendedorismo. “hoje já vemos a situação no mercado de trabalho e as escolas até então só nos preparavam para sermos empregados, mas logo não vai ter espaço pra todo mundo. Vocês estão de parabéns porque estão começando muito cedo e poderão ser futuros empreendedores do prórpio negócio”, saudou às crianças.

Edna Flor encerrou as falas em tom de reconhecimento ao empenho de todos à realização e ao valor educativo e social da feira. “A cada mão, cabeça e coração que se dedicou para que tudo isso acontecesse, o valor de sentir como e importante aprender, organizar a vida de vocês e da família e fazer toda diferença. Cada um aqui aprendeu a contribuir, a trabalhar junto por um bem maior e duradouro, e tudo acaba por ajudar famílias a serem participativas, cidadãs e terem dignidade”.

O evento teve também apresentações de dança dos alunos das Emebs Darcy Fontenelli, Ermelinda e Cristiano Olsen, além de lanches servidos aos alunos que permaneceram e trabalharam na feira.