A Prefeitura de Araçatuba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, aderiu à “Mobilização SP por Todas” e realizou, nessa terça-feira (26), uma ação de conscientização e distribuição de material informativo sobre os serviços de apoio e segurança às mulheres vítimas de violência doméstica.
O ato aconteceu na Praça Rui Barbosa e contou com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdima) e da Guarda Civil Municipal. Promovido pela Secretaria de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo, a mobilização ocorreu em mais de 140 municípios, marcando o Agosto Lilás.
O objetivo principal da Mobilização SP por Todas foi reforçar, junto à população, o compromisso de combater todas as formas de violência contra a mulher, bem como os recursos e políticas públicas oferecidos não apenas para proteção e acolhimento, mas também para a reconstrução de suas vidas.
COMBATE É PRIORIDADE
A presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social, Priscila Lopes Zanatta, mobilizou a iniciativa em Araçatuba e ressaltou que o combate à violência doméstica é uma prioridade absoluta. Ela também fez um convite para que a sociedade se una em torno da proteção às mulheres.
“A violência contra a mulher não pode ser tolerada em nenhum grau. Se você souber de alguém próximo que esteja sendo vítima de agressão, incentive a fazer uma denúncia. Nós temos canais disponíveis, como o 180, 190 e 153. Não se omita. Denunciar ajuda a salvar vidas”, disse Priscila.
CASA DA MULHER
Araçatuba conta com a Casa da Mulher Paulista, onde as vítimas encontram acolhimento e suporte integral para romper o ciclo de agressão e reconquistar a autonomia pessoal e financeira. Na unidade, que fica na Rua Junqueira Freire, 380, Bairro Paraíso, elas recebem apoio psicológico, social e jurídico.