Notícias

Agosto Dourado: Banco de Leite Humano de Araçatuba beneficia 223 bebês no primeiro semestre

Publicado em 11 de agosto de 2025, às 15:02 Agosto Dourado: Banco de Leite Humano de Araçatuba beneficia 223 bebês no primeiro semestre

O Banco de Leite Humano (BLH) de Araçatuba beneficiou, no primeiro semestre deste ano, 223 bebês prematuros internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais. No período, foram coletados 870 litros de leite de 480 lactantes de Araçatuba, Birigui e Guararapes.

 

A unidade é responsável por fornecer leite humano pasteurizado exclusivamente aos recém-nascidos de baixo peso que estão hospitalizados. O leite materno é um alimento completo, que fornece todos nutrientes e anticorpos que o bebê precisa nos primeiros meses de vida.

 

ESTOQUE BAIXO

Embora os números sejam expressivos, o BLH alerta que o estoque está baixo desde junho. Neste Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno, a unidade reforça a campanha de doação de leite humano e busca novas doadoras constantemente para evitar o desabastecimento do banco.

 

A enfermeira e coordenadora do Banco de Leite, Jesiela Passarini, disse que para manter o estoque em nível satisfatório e atender todos os recém-nascidos prematuros da cidade são necessários, em média, 180 litros de leite mensal. De janeiro a junho, a média captada foi de 145 litros por mês.

 

“Como houve queda na captação, devido ao período de férias e os dias mais frios, estamos seguindo critérios da Rede Global de Bancos de Leite Humano e atendendo, prioritariamente, os prematuros com maiores riscos de vida, conforme indicação do médico responsável pelas UTIs”, explica.

 

Jesiela reforça a importância do leite materno e incentiva as mães com leite excedente a entrarem em contato com o BLH para doações. “Necessitamos de doadoras todos os dias para atender os prematuros. Esse ato de amor ajuda a salvar vidas de muitos recém-nascidos”, ressalta a enfermeira.

 

COMO SER DOADORA

Para ser doadora, a lactante precisa produzir volume de leite superior às necessidades do próprio filho e estar bem de saúde. As mulheres que desejam doar podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano pelos telefones (18) 3636-1175 ou (18) 99718-1654.

 

A equipe do BLH vai até a residência, faz a entrevista e triagem com a mãe, leva os frascos esterilizados e a bombinha para facilitar a extração do leite. Uma vez por semana é feita a coleta domiciliar desse leite e novos potinhos são deixados. Nos seis primeiros meses do ano foram feitas 1.067 visitas.

 

“Todo leite doado passa por um rigoroso processo de pasteurização e controle de qualidade antes de ser distribuído aos prematuros internados nas UTIs neonatais. O leite materno é um remédio único, que oferece benefícios vitais à saúde e ao desenvolvimento dos bebês”, ressaltou Jesiela.

 

Conforme o Ministério da Saúde, o leite materno protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias, e reduz em 13% a mortalidade em crianças menores de cinco anos. Também diminuiu o risco de desenvolver hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

 

SERVIÇO

Banco de Leite Humano de Araçatuba

Endereço: Rua Dona Ida, 1.380, Bairro Aviação

Informações: (18) 3636-1175 ou (18) 99718-1654

Notícias relacionadas
(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites