6ª Semana Municipal da Juventude inicia com sucesso de público

Publicado em 25 de Setembro de 2018 às 12:20 6ª Semana Municipal da Juventude inicia com sucesso de público

Com a participação massiva de alunos das escolas estaduais de Araçatuba, foi oficializado, nesta segunda-feira (24), o início da 6ª Semana Municipal da Juventude do município.

A abertura ocorreu no auditório da Escola Estadual Manoel Bento da Cruz (IE), com a presença de autoridades e profissionais de assistência social, psicologia e educação, bem como adolescentes, professores de escolas estaduais, profissionais da área social e do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes.

De iniciativa das secretarias municipais de Assistência Social (SMAS) e de Participação Cidadã (SMPC) do município, o evento ocorre de 24 a 28 de setembro e, diante do tema “Semana da Juventude Conectados”, serão tratados assuntos como sexualidade, drogas e trabalho.

Inicialmente, músicos do Projeto Guri, programa que atende 540 jovens em Araçatuba, apresentaram seu repertório ao público com músicas variadas. Na sequência, foi lançado o teaser sobre a Semana da Juventude, produzido pela Prefeitura de Araçatuba. Fizeram pronunciamentos o coordenador do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Edson Neves Terra Júnior; Marisa Lélis, representando a diretoria de Ensino região Araçatuba; e a secretária municipal de Assistência Social e de Participação Cidadã, Maria Cristina Domingues.

A secretária municipal de Assistência Social e de Participação Cidadã, Maria Cristina Domingues, agradeceu a presença do presidente da Câmara Municipal, Rivael Papinha, autor da lei 7.432/2011, que criou a Semana Municipal da Juventude, e da vice-prefeita Edna Flor, representando o poder executivo municipal, que em 2015 instituiu, através da lei nº 7.714, o Conselho Municipal da Juventude e a implementação das políticas públicas relacionadas à juventude em Araçatuba.

“A assistência social não é um local de se fazer higienização, mas trabalhar a necessidade de cada pessoa. Portanto, no ano passado, fizemos uma intervenção nas proximidades de um shopping na avenida Pompeu de Toledo, diante de reclamações de que os jovens ficavam ali sem fazer nada, poderiam estar traficando ou fazendo uso de drogas, enfim, a presença deles incomodava. Antes de mais nada, precisamos compreender que são pessoas, são jovens e têm o direito ao lazer. A intervenção que fizemos foi muito proveitosa. Recebemos sugestões, através de um questionário, de mais de 200 jovens em apenas uma noite, que apontaram os temas que mais afetam a vida deles. Foram escolhidos trabalho, drogas e sexualidade, vertentes que conduzem as temáticas trabalhadas na Semana da Juventude 2018”, afirmou a secretária.

De 25 a 28 de setembro, nas escolas estaduais de Araçatuba, haverá transmissão e discussão de vídeos sobre os temas: drogas, sexualidade e trabalho. Os DVDs serão doados pela organização do evento às escolas estaduais, para que faça parte do material didático das unidades escolares. A atividade será realizada pela direção das escolas em parceria com os grêmios estudantis, com horários a serem definidos.

No dia 28 de setembro, sexta-feira, haverá capacitação técnica com o tema “Medidas Socioeducativas e a relação com a Rede de Proteção”, voltada a profissionais que atuam nos serviços de medida socioeducativa e de garantia de direitos. Horário e local: 8h às 12h e 13h às 17h, na Diretoria de Ensino de Araçatuba.

ENCERRAMENTO

O encerramento da 6ª Semana Municipal da Juventude ocorrerá no domingo (30), com atividades o dia todo. O evento, de organização da Secretaria Municipal de Participação Cidadã, acontece na praça Getúlio Vargas com campeonato de golzinho, torneios de basquete de 3 jogadores, cama elástica e pipoca.

Das 15h às 19h, serão instalados estandes das secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e da Fundação Mirim, oferecendo informações sobre seus serviços. Também estarão ocorrendo brincadeiras, como gincana do conhecimento, imagem e ação e “soletrando”, oficinas de danças urbanas e de perna de pau.

À noite, a partir das 19h, o público poderá assistir a apresentações artísticas. A coreógrafa Bruna Aranha fará apresentação de danças urbanas; peça teatral “Consequências de uma escolha” de realização do Programa Lobato; duelo de rimas e canções com Davi Makuin; show com DJ Bassim e outros 8 MCs. Toda a programação é gratuita.