21º Troféu Odette Costa teve edição emocionante com revelação dos vencedores

Publicado em 21 de Junho de 2024 às 17:03 21º Troféu Odette Costa teve edição emocionante com revelação dos vencedores

A 21ª edição do Troféu Odette Costa, tradicional premiação pública anual de artistas de Araçatuba, foi realizada na noite de quinta-feira, 20 de junho, desta vez no espaço renovado da Biblioteca Municipal Rubens do Amaral.

A edição 2024 teve como novidade a revelação dos vencedores durante o evento, contando, portanto, com a presença de todos os artistas indicados concorrentes ao prêmio, seus familiares e amigos.

Comandada pelos mestres de cerimônia Vanessa Manarelli e Otavio Almeida, a cerimônia teve como autoridades o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, a secretária municipal de Cultura, Tieza Lemos Marques, e a presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas, Alcione Maria dos Santos Costa Gonçalves.

Este ano, as indicações para o Prêmio Odette Costa foram realizadas pelas câmaras setoriais do Conselho Municipal de Políticas Culturais, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura

A votação popular dos indicados ocorreu de 6 a 13 de junho, via formulário eletrônico, com link disponibilizado no site da Secretaria Municipal de Cultura (www.aracatuba.sp.gov.br/cultura), contando com o total de 2.663 votos, “mostrando que cada vez mais a sociedade se mobilizando para manter a tradição deste evento tão importante para a cultura de Araçatuba”, destacou a secretária Tieza.

A apresentação contou com tradução simultânea em Libras - língua brasileira de sinais, pelo guarda civil municipal Diogo de Sousa. A homenagem póstuma do evento foi prestada ao músico Paulo Belúcio, cujos viúva Maria do Carmo e filho Raul Belúcio receberam flores e um exemplar o troféu.

O Troféu

O “troféu Cultural Odette Costa” foi instituído por meio da lei municipal nº 4.905 de 23 de outubro de 1996 e é considerado a maior honraria do setor cultural no município.

O prêmio foi idealizado para contemplar pessoas, espetáculos e ações culturais desenvolvidas em Araçatuba que tiveram relevância e destaque no cenário cultural da cidade.

Os indicados e premiados da noite foram:

CATEGORIA ARTES CÊNICAS

A Casa do Teatro - pela produção do espetáculo Os Piratas do Tietê, vencedor com 62,9% dos votos
Denise Vaz - pela sua performance no espetáculo Etéreas Asas
Janaina Corazza - pela atuação na obra Quem Quer Viver Pra Sempre?

CATEGORIA ARTES VISUAIS

Dayton Roger - pelo trabalho como aquarelista em nosso município
João T. K. - pela cobertura fotográfica do Festival de Teatro de Araçatuba
Rita Brandão - exposição “Antes Arte do que Tarde”, arte reabilitação para idosos 60+, vencedora com 49,6% dos votos

CATEGORIA CULTURA POPULAR

Du Viola e Mirim – por manter a cultura caipira viva, professor e violeiro, vencedores com 40% dos votos.
Manuela e Celestino – por manter a tradição da música caipira raiz
Nelson Souza Ferreira – Folia de Reis

CATEGORIA CULTURA URBANA

Gabriela Silva - trabalho como trancista no projeto Rasta Roots, voluntariado em várias ações voltadas para cultura urbana e preta, como Semana da Consciência Negra e projetos sociais, vencedora com 54,1% dos votos.
Kardoso MC - coletivo Batalha da Caveira
Marcus Bertelli - projeto Danças Urbanas

CATEGORIA DANÇA

Academia Equilíbrio - pelas várias premiações em festivais no ano de 2023
Heloísa Avanço, do espaço integrado – pelo espetáculo “O Despertar da Primavera”, vencedora com 37,7% dos votos.
Pablio Guedes – pelos trabalhos com a dança junto à Cia OBS

CATEGORIA LITERATURA

Cintia Brasileiro – pela obra “Na Intimidade do Silêncio”
Emília Goulart – pela obra Escravos e Rosas, vencedora com 43,6% dos votos.
Manuel Pina - pela obra “Império do Ocidente”

CATEGORIA MÚSICA

Klin Clamber - pela turnê Alvorada 2024
Lovro - pelo lançamento de 8 singles entre 2023 e 2024, com destaque para “Lábia” e “Filho do Soul” e por seu trabalho de mixagem, composição e produção musical
Lucas Gratão e Cristian - pelo lançamento do single e videoclipe de “A Verdade”, feat. com a dupla Henrique e Léo, vencedores com 41,8% dos votos.

CATEGORIA PRODUÇÃO CULTURAL INDEPENDENTE

Céu, Cinema e Pipoca – festival de cinema realizado pela produtora Pimenta Cultural
Corpos Festival de Dança 2024 – realizado pela produtora Zona Plural, vencedor com 40,3% dos votos.
Festara 2023 – realizado pela Associata (Associação dos Artistas Teatrais da Região de Araçatuba).