Turismo já fatura mais do que antes da pandemia, diz Confederação Nacional do Comércio

13/02/2023 às 10:08

O Oimista - publicado em 11/02/2023

A chegada da alta temporada fez o turismo superar em 2% o nível de atividade registrado em fevereiro de 2020, antes da pandemia. Para 2023, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta crescimento de 2,5% no setor.

Em 2022, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (10), o volume de receitas das atividades turísticas avançou 29,9% em relação a 2021. As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O crescimento inédito de serviços, que compreende o segmento de turismo, consolida um cenário de recuperação depois da pandemia e aponta o potencial do setor para gerar o crescimento de que o País tanto precisa”, afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros. Ele ainda afirma que o prognóstico é de manutenção do avanço do faturamento ao longo do ano.

Recuperação em andamento

Em dezembro, a alta de 4,1% na receita do turismo foi a maior já registrada para o mês desde o início da apuração da PMS, há 11 anos. Entre março e agosto de 2020, o turismo teve que eliminar 470 mil vagas formais, mas nos meses seguintes foram criadas cerca de 465 mil vagas de emprego.

Desde o início da crise sanitária, o segmento teve perdas de faturamento que chegavam a R$ 531,8 bilhões. Com o avanço gradativo das receitas, a expectativa é que, a partir de 2023, se inicie um processo de recuperação dos prejuízos. Os Estados de São Paulo (R$ 248,6 bilhões) e do Rio de Janeiro (R$ 75 bilhões) concentram mais da metade (61%) das perdas acumuladas no cenário nacional.

Altas expressivas no setor de serviços também surpreendem

Em comparação com 2022, o volume de receitas do setor de serviços cresceu 8,3% em 2022, de acordo com a PMS. Após queda de 7,8% em 2020, o principal indicador do nível de atividade do setor terciário surpreendeu ao longo de 2022 e avançou pelo segundo ano consecutivo.

Os serviços subiram 24%; já os transportes, cresceram 13,3%. Estes foram os segmentos com as altas mais expressivas de 2022, resultado direto da redução do isolamento social ao longo do segundo ano da pandemia. Apesar de ter sido o último a reagir às consequências econômicas adversas da crise sanitária, o setor trabalha com crescimento de 14% nas atividades: mais que o observado em fevereiro de 2020.

Menos afetados pelos juros que outras atividades, os serviços e o turismo tendem a resistir à ameaça de um cenário recessivo de 2023. Por isso, a CNC projet, para 2023, um avanço de 3,4%. “Considerando as previsões de baixo crescimento econômico em 2022, a expectativa é que as atividades terciárias apresentem avanços mais modestos que os do ano passado”, afirma Fabio Bentes.

Colabore! Tem fotos de lugares incríveis de Araçatuba?
Envie para nós
Galeria de Fotos Explore a cidade através dos olhos dos moradores Veja agora