Turismo 60: público está na mira do mercado e domina cenário de tendências de viagem

26/04/2023 às 10:23

Institucional Notícias - 14/Abril/2023

Destinos turísticos para idosos estão entre os mais completos e visitados do Estado, segundo a Secretaria de Turismo e Viagens de SP

Viajar é um hábito cada vez mais frequente entre o público de mais de 60 anos. Os idosos já respondem por quase um quarto dos turistas brasileiros e viajam de duas a três vezes por ano, de acordo com a Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav-SP). Até 2030, os idosos devem ultrapassar o grupo de crianças de 0 a 14 anos - e caminham para se tornar o grupo mais numeroso do país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena, participou nesta quarta-feira, 19, da abertura do Fórum de Turismo 60, na capital paulista. No evento, falou sobre destinos e divulgou o guia da diversidade. “Um destino preparado para receber bem o público de mais de 60 anos é um destino que atende com qualidade crianças, jovens e os próprios moradores”, disse, após receber homenagem de Ana Carolina Melo, diretora do primeiro Fórum de Turismo 60.

A presença cada vez maior do público idoso no turismo gera um impacto positivo em toda a cadeia, segundo a Setur-SP. Eles tornam os meios de hospedagens mais inclusivos, acrescentam acessibilidade, além de contribuir com a qualificação dos profissionais do comércio e dos serviços. Por esta razão, os destinos turísticos para idosos estão entre os mais completos e visitados do Estado. Entre eles, destaque para Águas de Lindoia, que atrai mais de 700 mil viajantes idosos por ano interessados nos atrativos termais e na hospitalidade do município, segundo estudo da prefeitura. Socorro, com o ecoturismo de aventura acessível, e Holambra, com a cultura, as flores e a gastronomia, também estão entre os mais procurados.

Os idosos preferem as viagens nacionais e consideram que o turismo é a melhor forma de aproveitar o tempo, segundo estudo publicado na última semana pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Chega-se aos 60 anos com qualidade de vida e independência financeira. Idosos que ganham até dois salários mínimos também podem viajar gratuitamente em ônibus turístico dentro do Estado de São Paulo.
Colabore! Tem fotos de lugares incríveis de Araçatuba?
Envie para nós
Galeria de Fotos Explore a cidade através dos olhos dos moradores Veja agora