Movimento de passageiros no aeroporto de Araçatuba sobe quase 50% no primeiro bimestre

20/04/2023 às 13:54

Por Da Redação, com assessoria - 20/04/2023

O Aeroporto Internacional Dario Guarita, de Araçatuba, registrou aumento de 49,6% nos embarques e desembarques de passageiros nos primeiros dois meses de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Durante janeiro e fevereiro, 17.239 passageiros embarcaram no campo de aviação.

Levantamento da plataforma "Observatório Econômico”, da Prefeitura Municipal, revela, a partir de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que o crescimento mais acentuado ocorreu em janeiro, com 9.274 embarques e desembarques — aumento de 65,1% em relação a janeiro de 2022.

Fevereiro registrou aumento de 34,9% em comparação ao mesmo mês do ano anterior: 7.965 passageiros. O estudo também mostrou que houve 389 pousos e decolagens nos primeiros dois meses do ano, alta de 66,2% em relação ao mesmo período de 2022. Janeiro teve 215 pousos e decolagens, enquanto fevereiro registrou 174 voos.

Quanto aos destinos das decolagens, 95% foram para o estado de São Paulo e 5% para os estados da Bahia (BA) e Alagoas (AL). Campinas concentrou a maior parte do movimento em São Paulo, mas também houve conexões com Arealva, Guarulhos e São Paulo.

Embora tenha havido umento no tráfego de passageiros, a movimentação de cargas pagas e correio sofreu uma queda de 5,8% durante os dois primeiros meses do ano, totalizando 15.753 quilos enviados ou recebidos no acumulado do bimestre.

Por outro lado, o Observatório Econômico divulgou dados que mostram crescimento expressivo no aeroporto Dario Guarita em 2022. Em comparação com o ano anterior, houve um aumento de 20,8% no número de passageiros, chegando a um total de 98.135 pessoas transportadas.

Esse desempenho permitiu ao aeroporto regional ultrapassar a marca de 2,2 milhões de embarques e desembarques de passageiros no período entre 2000 e 2022.

Marcelo Astolphi Mazzei, secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho de Araçatuba, enfatiza que os resultados demonstram um cenário econômico favorável de Araçatuba e da região. "O município apresenta desempenho positivo em diversos indicadores econômicos, o que impulsiona, também, o aumento da movimentação no aeroporto", afirma.

O secretário acrescenta que a movimentação no aeroporto deverá continuar crescendo ao longo do ano, devido aos novos investimentos de aproximadamente R$ 1 milhão realizados pela empresa concessionária ASP — Aeroportos Paulistas.

Os investimentos recentes possibilitaram a operação de aeronaves dos modelos Boeing 737 e Airbus A320, abrindo novas oportunidades para o desenvolvimento do aeroporto. Outro fator destacado por Mazzei é o início das operações da companhia aérea GOL no segundo semestre. "São elementos que potencializam ainda mais a movimentação de passageiros no Dario Guarita", afirma Mazzei.

INTELIGÊNCIA

Araçatuba, com o propósito de promover avanços e inovações em suas políticas públicas voltadas ao desenvolvimento local, implementou a plataforma "Observatório Econômico". Essa ferramenta tecnológica é responsável pela extração, mineração, análise e apresentação de dados e indicadores econômicos municipais.

A plataforma tem como principal objetivo fornecer informações atualizadas, precisas e integradas a respeito da situação econômica dos municípios, com o intuito de fundamentar projetos, ações e aprimoramentos nas políticas públicas, além de impulsionar o desenvolvimento econômico local.

Colabore! Tem fotos de lugares incríveis de Araçatuba?
Envie para nós
Galeria de Fotos Explore a cidade através dos olhos dos moradores Veja agora