Ministério do Turismo facilita acesso a crédito do Fungetur

05/07/2023 às 15:10
Ministério do Turismo facilita acesso a crédito do Fungetur
Ampliação dos prazos de carência e de amortização das linhas de financiamento foram algumas das mudanças.

As empresas do setor de Turismo contarão com novas facilidades para acessar os recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur). Isso porque, o Ministério do Turismo publicou portaria, nesta quarta-feira (05.07), ampliando o valor de financiamento de bens de capital e de capital de giro, e o prazo de carência e amortização das linhas de financiamento do Fundo. O documento altera a Portaria MTur nº 666, de 25 de setembro de 2020 vigente até o momento.

A partir de agora, o valor financiável para as linhas de financiamento para aquisição bens de capital e capital de giro foi ampliado para até R$ 15 milhões. Já o prazo de carência solicitado para a linha de aquisição de bens de capital, subiu de 12 para 30 meses e o prazo para amortização das linhas de financiamento para bens dobrou: de 60 para 120 meses.

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, esclareceu que entre outros benefícios, as alterações vão auxiliar na oferta de produtos turísticos com capacidade para impactar fluxos turísticos em todo o país. “Essas mudanças darão fôlego financeiro aos empregados do setor, que poderão ampliar seus serviços e a capacidade turística. O Turismo segue crescendo e essa nova medida dará continuidade aos bons resultados, que já estamos registrando neste ano”, disse a ministra.

Além desses benefícios, a medida possibilitará um retorno financeiro necessário e suficiente para a quitação dos investimentos feitos com a compra de equipamentos turísticos, os quais precisam de um prazo de tempo razoavelmente grande para sua realização.

Outro ponto positivo será a melhora no ambiente de negócios do setor turístico nacional em função da facilitação do acesso ao crédito, o que pode alavancar empreendimentos que geram trabalho e renda para milhares de trabalhadores brasileiros.

Recentemente, o Fungetur liberou mais de R$ 56,4 milhões em crédito para o setor turístico. O montante poderá ser disponibilizado para a realização de obras, capital de giro e aquisição de máquinas e equipamentos turísticos. Os interessados poderão solicitar o recurso por meio de três instituições financeiras do país: o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência de Fomento de Goiás e o BADESUL.

EM 2023 - Entre janeiro e junho deste ano, o Ministério do Turismo já disponibilizou mais de R$ 200,2 milhões em 380 contratos ativos. O destaque vai para os estados da região Sul que, juntos, contrataram mais de R$ 155,4 milhões. Sobre o porte das empresas com contratos ativos, a maioria corresponde às micro e pequenas empresas – 89%.

Por Victor Maciel

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Saiba mais acessando o site do Ministério do Turismo:

Colabore! Tem fotos de lugares incríveis de Araçatuba?
Envie para nós
Galeria de Fotos Explore a cidade através dos olhos dos moradores Veja agora