Feliz Ano Todo: as tendências do turismo em 2024 de acordo com mulheres que são referência no setor

12/01/2024 às 09:57

Mariana Aldrigui (Professora doutora e pesquisadora vinculada à Universidade de São Paulo. Ocupou a Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur e presidiu, de Dez/17 a Mar/23, o Conselho de Turismo da Fecomércio SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). Coordena as ações da ONG Global Travel & Tourism Partnership no Brasil e nas ações de expansão para a América Latina (www.gttp.org). É professora na área de Turismo na Universidade de São Paulo, desde 2006, onde também obteve seus títulos de Bacharel em Turismo (1998), Mestre em Ciências da Comunicação (2003) e Doutora em Geografia Humana (2011), e pesquisadora nos temas de políticas públicas de turismo, turismo em cidades globais e educação para o turismo) e Marta Poggi (palestrante internacional e consultora especializada em tendências, inovação e marketing digital para turismo. Fundadora do Blog Agente no Turismo, sócia da Strategia Consultoria e mentora de startups em Portugal, atua como curadora de tendências e estrategista digital para destinos e empresas turísticas no Brasil e outros 11 países. Já realizou mais de 340 de palestras e 80 treinamentos, foi pesquisadora e professora universitária, autora de diversos artigos científicos, 27 ebooks e coautora do livro E-turismo: internet e negócios do turismo) são referências com o assunto é gestão do turismo. Confira o que elas percebem do setor no Brasil e no mundo e quais as tendências e expectativas para 2024.

Tendências do turismo em 2024 e as principais diferenças entre o Brasil e outros países

Mariana e Marta são categóricas quando identificam que o uso intensivo de tecnologia, tanto para coleta de dados, informações do destino, antes e durante a viagem, e compartilhamento das experiências, é uma das principais tendências para o ano e implica diretamente na forma como se consome e se oferta produtos e serviços turísticos. Cenário que impacta diretamente na gestão dos destinos, desdobra em atenção aos temas de inclusão digital, performance e marketing digital além da necessidade em se consolidar as práticas para alcançar o status, e reconhecimento, enquanto destino turístico inteligente. Ambas citam também a busca por experiências e temas voltados para o bem-estar, saúde mental e descanso, e reforçam a importância crescente da atenção quanto à sustentabilidade de destinos, empreendimentos e serviços turísticos como fator determinante na escolha da viagem.

Em relação à variação quanto ao Brasil, Mariana faz um destaque importante “O que eu entendo como diferente no Brasil é que somos um país de turismo doméstico rodoviário, e gestores públicos se fixam em informações do turismo internacional aéreo. Precisamos de mais dados sobre o turismo de proximidade, e trabalhar forte para a fidelização destes clientes pois há mais e melhores resultados com esta abordagem, que naturalmente vai escalar para os outros segmentos.

Eu acredito que teremos, no Brasil, um ano de viagens mais caras, o que pode refletir em aumento da oferta de experiências para o público que reside em raios de 100 a 400km e que pode chegar de carro. O fato de haver menos feriados pode ser ao mesmo tempo um desafio e uma oportunidade para quem opera serviços “empacotáveis”, pois há mais espaço para promoções enquanto haverá alta demanda nos feriados.”

·O que os gestores do turismo precisam fazer em 2024?

·Entenda como o profissional do turismo deve atuar no mercado!!!

·As tendências do setor e o empresário do turismo.

Saiba mais acessando a notícia completa no Turismo.Uai.com.br

Colabore! Tem fotos de lugares incríveis de Araçatuba?
Envie para nós
Galeria de Fotos Explore a cidade através dos olhos dos moradores Veja agora