Em números totais, Brasil ultrapassa EUA como destino favorito para viagens de paulistanos, aponta pesquisa

04/06/2024 às 16:10

Você sabe qual o melhor país para viajar? Para muitos brasileiros a resposta está aqui no Brasil! É isso mesmo, o Brasil está entre os destinos favoritos para viagens e se igualou, pela primeira vez, com os Estados Unidos. Foi o que mostrou levantamento do Instituto Data Folha. A pesquisa releva que o turismo interno tem ganhado força e cada vez mais pessoas buscam atrativos nacionais para aproveitar os momentos de férias ou de lazer.

Na busca por conhecer mais as belezas e a rica cultura nacional, o turismo interno tem avançado rumo a um novo patamar, como destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino. “Cada vez mais as pessoas estão percebendo o quanto o Brasil é atrativo. De norte a sul do país, podemos viver experiências únicas, desde paisagens que só existem aqui, a uma gastronomia fantástica com peculiaridade de sabores que resgatam a cultura ancestral de cada região. Isso é viver o Brasil e nós estamos valorizando cada vez mais essas experiências”, afirmou.

A pesquisa, encomendada pelo especial Viaja São Paulo, foi realizada com 1.604 paulistanos das classes A e B, maiores de 16 anos e que viajaram ao menos uma vez a lazer para fora do estado nos últimos 12 meses. Os resultados mostraram que 20% do público têm preferido destinos nacionais, contra 17% que escolheram os EUA como primeira opção.

Em pesquisas anteriores, feitas antes da pandemia de Covid-19, o país americano sempre despontava na frente entre a preferência dos brasileiros. Entretanto, viajar pelo Brasil tem se tornado cada vez mais atrativo.

Na missão de “apresentar” ao brasileiro tudo que o país tem de atrativos turísticos, o Ministério do Turismo tem apostado em uma série de ações por meio do movimento nacional “Conheça o Brasil”. A ação tem como objetivo incentivar e facilitar as viagens pelo país, com a ampliação da conectividade e mobilidade entre destinos nacionais, com especial ênfase nas localidades turísticas regionais.

A iniciativa busca, ainda, promover a geração de negócios para os prestadores de serviços turísticos e estimular a competitividade no setor. O programa também intensifica a geração de emprego e renda nas comunidades que recebem visitantes promovendo, assim, um impacto positivo e sustentável no desenvolvimento econômico local.

“Vamos continuar o trabalho que temos desenvolvido, de valorização cultural, apoiado em ações sustentáveis, por meio de um turismo consciente, para mostrar cada vez mais lugares e destinos incríveis que este país tem. Temos um Brasil todo para descobrir e estamos dispostos a mostrar isso aos brasileiros”, finalizou o ministro.

Por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Viagens e Turismo

Foto: Crédito: MTur Destinos

Colabore! Tem fotos de lugares incríveis de Araçatuba?
Envie para nós
Galeria de Fotos Explore a cidade através dos olhos dos moradores Veja agora